segunda-feira, 5 de maio de 2008

A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA...

Há muito estamos vendo acontecer em nossa cidade "governos populistas" que no palanque são os salvadores da pátria, mas quando assumem, esquecem de algumas promessas feitas.
Uma coisa que me intriga muito é a falta de habitação em nossa cidade e mais que isso, a falta de vontade política para lidar com esse sério e angustiante problema.
Vimos nascer aqui, o Jardim Kantian, a Vila Pilão D'Água, a Vila São Francisco, a Vila Presépio, a Vila Santa Maria e agora o Jardim Bonfiglioli, todas sem qualquer infra-estrutura. Não venham nossos políticos falarem que foram todas terras invadidas, pois até leis autorizativas fizeram para que o prefeito pudesse doar os lotes. Era uma festa, vereadores viraram padrinhos dos novos loteamentos, prefeitos viraram pais dos pobres e assim a vida continuava, sem qualquer compromisso com a gente humilde e trabalhadora dessas novas vilas. A Sabesp fazia seu papel de gentil, levando de vez em quando algum caminhão de água, isso quando secava as minas que existiam nos locais. De outro lado, com a ajuda dos governos do Estado vinham as "famosas casas populares", (onde os cidadãos dessas vilas nunca eram contemplados), ora do CDHU, ora da COHAB, onde os mutuários (nome bonito !), também depois de um calvário, consegue ser sorteado e aí, passará a vida pagando uma prestação que nunca acaba, ou seja, mais uma vez, os governos enganam o pobre povo pobre. Quando não se sorteia algum parente de vereador (sortudo heim!!!) com um casa nos melhores lugares do loteamento popular (???)
Leis existem para que haja um planejamento habitacional em nossa cidade, falta vontade política. Nossa Lei Orgânica, escrita pelos vereadores, sinaliza ao prefeito a forma de se fazer a política habitacional, como seguir descrevemos:

"ARTIGO 125 - Incumbe ao Poder Público Municipal promover e executar programas de construção de moradias populares e garantir, em nível compatível com a dignidade da pessoa humana, condições habitacionais entendidas como, além de moradia, saneamento básico e acesso ao transporte."
"ARTIGO 126 - O Município deverá prevenir e superar a sub-habitação e o favelamento e propiciar aos seus habitantes, nos termos da Lei, a aquisição da casa própria."
PARÁGRAFO ÚNICO - É obrigação do Município, prover dotação orçamentaria para o fornecimento à população, comprovadamente carente, de projeto de moradia econômica, com a devida assistência técnica de profissional habilitado, na forma da Lei, para a sua execução.
"ARTIGO 127 - Para planejar e executar a atuação dos Poderes Municipais segundo os objetivos propostos, será criado o Fundo Municipal de Habitação, conforme Lei."
Vou mais longe ainda, é hora de termos uma Secretaria Municipal de Habitação em Itapeva, é claro com gente capacitada e com vontade política, ah!, e que possa desenvolver suas qualidades, é claro....
A pergunta que fica no ar é porque até a presente data não se criou esse Fundo Municipal de Habitação?
E se ele existe, porque não é utilizado para cuidar daquela gente das Vilas acima citadas?
A verdade nua e crua é que "governos populistas" surgem a todo momento, não só aqui em nossa cidade mas em várias partes desse país, sem nenhum planejamento de administração e quando alguém quer planejar, é logo descartado, preferem os "puxa-sacos" de plantão que vivem elogiando qualquer atitude, mesmo as "gafes" cometidas são tratadas como elogios. São eles, líderes carismáticos, verdadeiros "narcisos" que buscam estabelecer vínculos emocionais com o povo para governar, recebidos como os salvadores da Pátria, aqueles que trarão solução a todos os problemas da população, afirmam categoricamente: "Eu dou prazo de 24 horas para que solucionem o problema". "Aqui não se rouba e não se deixa roubar" numa verdadeira ofensa aqueles que o assessoram, mas a verdade é que usam e abusam da palavra, fabricam suas próprias verdades, confundem a opinião pública. O dinheiro público é tratado como conta pessoal, fazendo do assistencialismo toda a forma de governar, e que vai se tornar uma dívida de gratidão eterna. E assim continua a humanidade até que alguém do povo tenha a coragem de dizer que: "O REI ESTÁ NU"... Por enquanto é só pessoal...

Nenhum comentário:

FAMÍLIA CARVALHO

FAMÍLIA CARVALHO
Adriano/Conceição e os netos