terça-feira, 20 de maio de 2008

COMPANHEIRO É COMPANHEIRO...


Certas seitas, se é que podemos chamar assim, tem uma simbologia toda especial para tratar seus membros, ou seja, não é qualquer pessoa que tem o privilégio de adentrar em referidas instituições. Assim, como não é facil entrar, também não é facil galgar certos graus existentes nessas seitas. Por exemplo, aquele que entra, de imediato vai ser chamado de APRENDIZ, e com o tempo e a aprendizagem esse aprendiz passará a ser chamado de COMPANHEIRO, e só depois de muito tempo e muita perseverança, muita aprendizagem, muitas reuniões chatas e etc, enfim esse COMPANHEIRO passará a ser chamado de MESTRE.

O Aprendiz, com certeza é o primeiro grau da simbologia e necessita obter conhecimento e trabalhar simbólicamente o suficiente para poder passar ao grau de Companheiro, adquirindo deste modo o conhecimento e elevando nos estudos dos graus da seita. Porém, durante todo o tempo e estado de Aprendiz não lhe é permitido falar em reuniões, só o fará em momento oportuno e em algumas ocasiões ou seja apenas só quando for Companheiro, de verdade.

O grau de companheiro é simbolicamente voltado para a importância que o trabalho tem na formação do homem e da humanidade e como é um degrau intermediário e não original, suas atribuições seja a nível de utilização ritual ou de aprendizado símbolico variam significativamente conforme o rito a ser seguido. Já o Mestre é o terceiro grau da simbologia e situa-se depois dos graus de aprendiz e de companheiro.
Já na política, partidos utilizam a palavra "Companheiro" ou "Camarada" para se dirigir a todos seus integrantes, sejam fundadores do partido há 25 anos atrás, seja aquele que acabou de chegar, basta estar filiado. Quantas vezes ouvimos nos discursos essas palavras, inclusive para se dirigir a pessoas como Paulo Maulf, Oréstes Quercia ou outro qualquer. Lembro-me quando em 82 eu era delegado estadual do PT e fui para a Convenção onde iríamos escolher o candidato a Governador, Vice-Governador, Senador, Deputados: Federal e Estadual pelo PT. Nesse dia sem querer fiquei de "papagaio de pirata" atrás de Hélio Bicudo que discursava e apareci em todos os canais de televisão do país, inclusive no Fantástico da Globo. Mas, o assunto é o seguinte: estávamos nós na hora do almoço e o PT tinha contratado uma empresa para servir o "marmitex" para os delegados. Não é que nessa hora chega ao nosso grupo o companheiro Lula, e antes de pegar sua marmita, nos chamou e disse: - Almoçar sem uma cachacinha? Na frente tinha um boteco e fomos até lá onde Lula pediu uma garrafa e depois de tomar um gole passou a garrafa para a "peãozada" do PT e nós tomamos cada um seu trago. Depois sentamos no chão e almoçamos contando piadas e dando muitas gargalhadas. Assim é que Lula, depois de ter sido eleito duas vezes nosso Presidente, se a lei lhe favorecesse seria eleito novamente, e é claro com meu voto também. Voltamos para Itapeva e na primeira reunião que tivemos o delegado que foi comigo pediu a palavra e disse: "Companheiros, quero pedir minha desfiliaçao do PT pois não posso ficar num partido onde o candidato a Governador (o LULA) bebe pinga no boteco e senta-se no chão com os peões para almoçar, e ainda contando piadas e dando gargalhadas." Ninguén se opôs, pois ele era apenas um aprendiz. Hoje, depois das tempestades e furacões, vemos a mesma cena passar pelos nossos olhos, vemos que, com todo respeito que temos, ainda temos muito que aprender, ou seja, não se dá "perólas aos porcos" pois aprendiz é aprendiz e na hora que quizer abandona o barco, já companheiro é companheiro e f.d.p. é f.d.p., como diz aquela musiquinha...Por enquanto é só, pessoal...

Nenhum comentário:

FAMÍLIA CARVALHO

FAMÍLIA CARVALHO
Adriano/Conceição e os netos