quinta-feira, 8 de maio de 2008

"DAMA DA NOITE"

VOCE, jovem, alegre, contagiante
VOCE, menina, pura, virgem,
VOCE, ingenua, agora surpresa pela moldagem,
Virou VOCE menina-moça, Amada-amante.

**********************

Daquele olhar simples, matreiro,

Do sorriso natural, costumeiro, atraente,

Sem ambição, sem malícia latente,

Hoje carícia e malícia, jeito zombeteiro.

*****************

Cresceu, virou grande simplesmente.

Sem trabalho, nem apoio, só açoite,

Fez minha menina: boneca constante

Ganhar sustento, ser DAMA DA NOITE...


*******************

A alegria que era natural virou simples ritual,

A roupa curta de criança, virou uniforme usual,

E aquele amor verdadeiro, amor-fraternal

Virou ação sexual, feito instinto animal.



******************

VOCE velha, triste, angustiante,

VOCE vivida, maliciosa, usada,

VOCE calada, boneca pensante.

Um dia foi minha, menina-amada, hoje simplesmente AMANTE...


JAIR CARVALHO



Há muito tempo atras escrevi essa poesia pensando naquelas que comercializam o corpo para sobreviverem. É muito lastimável ter que fazer isso, mas o que me indigna é saber que muita gente se ocupa de explorar o "sexo", ganhando dinheiro em cima disso, utilizando as "damas da noite" para se lucupletarem seus desejos de enricar a qualquer custo.

Aqui em nossa cidade vilas ficaram famosas, com placas na porta das casas com dizeres: "Aqui é casa de família", até que alguém criou o famoso "SETE", onde à época pagava-se de CR$ 7,00 (sete cruzeiros) por cada programa e por bebida ali ingerida. Quantas brigas, quantas mortes foram ali presenciadas, até que se fechou o local.

Agora, vemos que o ponto dos encontros é - pasmem -, na praça da prefeitura, onde, na cara das autoridades constituídas (ao lado fica o Forum de Itapeva e mais acima fica a Delegacia Seccional e a Câmara de Itapeva) acontecem os encontros, onde constantemente vemos grandes caminhonetes parando e pegando as "damas da noite" para um programinha, devolvendo-as mais tarde ali mesmo.

É um caso sério que tem que ser resolvido, e não se trata apenas de tirá-las daquele local pois com certeza irão arrumar outro local, trata-se sim de dar condições para que essas "meninas" tenham um emprego digno.

Estamos chegando na hora das eleiçoes onde iremos eleger nossos novos administradores e com certeza novamente vamos ouvir que vai haver "geração de empregos" em nossa cidade. Com certeza vamos ver várias dessas meninas de "cabos-eleitorais" de alguns candidatos mas depois...volta-se a mesma situação.

É necessário que se faça um trabalho sério com elas para que a dignidade seja restaurada, afinal, somos todos iguais e não apenas perante a lei, mas como seres humanos. Infelizmente ainda não vimos nada de concreto acontecer em nossa cidade. Caberia a Secretaria da Ação Social desenvolver um trabalho de auto-estima com elas.

Sabemos que a grande clientela dessas " meninas" são pessoas abastadas, ou seja, nenhum "pobretão" tem dinheiro ou carro para compartilhar algums momentos com elas pois nada é de graça.

Assim, não basta fazer um trabalho com elas mas com toda a comunidade de nossa cidade.

Esses dias vendo um Cartaz de alerta na OAB fiquei imaginando o quanto seria doloroso para alguem saber que tem AIDS. Dizia o cartaz: "FULANO CHEGOU CEDO EM CASA, TROUXE O PÃO, O LEITE E...O VIRUS DA AIDS". E é claro, a família que paga o pato pelo ato impensado. Portanto fiquem alertas e pensem naquelas meninas como se estivessem pensando em suas filhas, suas irmãs...e que a consciencia de cada um prevaleça, para o bem, amém. As coisas boas e más não acontecem apenas nas famílias dos outros, não se esqueça, somos iguais. Por enquanto é só, pessoal...

Nenhum comentário:

FAMÍLIA CARVALHO

FAMÍLIA CARVALHO
Adriano/Conceição e os netos