domingo, 11 de maio de 2008

CRÔNICA DE UMA DITADURA ANUNCIADA...

Em determinadas situações, quando você não tiver o que falar, o grande lance é ficar de boca fechada. Além de não incomodar os outros, você evita cair em descrédito pelas bobagens que pode dizer, porque "FALAR É PRATA, MAS CALAR É OURO", já diziam os mais velhos e portanto mais sábios que nós. Calma. Muita calma nessa hora...
No nascimento de um jornal em nossa cidade, onde escrevi minha coluna: "Muitas lutas por lutar...", na primeira edição dei os parabéns ao jornal e disse: "Parabéns,.... Mesmo que ficasse em uma edição, já teria valido a pena..."

E arrematei, dizendo: "Hoje, na estréia desse jornal, com certeza, nosso Jorge Batista está vibrando conosco, pois amava sua profissão e lembrando dessa história, quero registrar que a frase de meu artigo seja lembrada pra sempre de um “cara” que lutou para que a imprensa seja sempre livre. Livre dos mandos dos políticos, livre da ditadura, seja ela de esquerda ou de direita, enfim, livre da censura, porque, grandes idéias nem sempre nascem prontas, dependem de homens de boa vontade para transformar esse mundo em um mundo de paz e bem.".

Infelizmente li essa semana referido jornal e numa de suas colunas (sem qualquer assinatura) dizia o seguinte: "Alguns de nós já nascemos com defeito de fabricação, por exemplo: baixinho. Temos que tomar cuidado nesta época, onde o ódio, a inveja e excesso de exposição, ficam tão latente, que nos tornamos alvo de perigo, pois nada mais parece nos atingir, a não ser a disputa política, então meu amigo (mui amigo), não esqueçamos de nossos filhos, pois estes podem se tornar alvo de algum míssel, muitas vezes vindo do nada e ...pluft...caiu um canudo no chão. Então cuidado boquinha o que fala, vamos ter bom senso."

Quando li, fiquei pasmo, não era possível que estava lendo aquilo e num jornal ainda. Voces acreditam nisso!!!

Uma ameaça a alguém publicada num jornal?

Era anônima, ninguém teve coragem de assinar, mas todo jornal tem um "responsável". Ou não?? Não era possível aquilo... Estamos no século XXI. Li e reli o artigo várias vezes, fiz minhas conjecturas, conversei com pessoas e cheguei a seguinte conclusão: - Estão anunciando uma nova ditadura em Pedra Chata.

Não se pode falar nada mais, de ninguém e com ninguém, tudo tem olhos: o advogado (sim, até aquele que lutou contra a antiga ditadura e foi preso por seus ideais), o digitador, o barbeiro, o engraxate, o borracheiro, aliás nem com os secretários do prefeito, enfim, o pânico voltou.

E agora o que faremos??

Temos um governo de esquerda em nosso país, nosso prefeito até poucos dias era de "esquerda"?

Será que ele também estava infiltrado no PT?

Não acredito, afinal ele é muito religioso.

A jornalista que é responsável pelo jornal é amissíssima do nosso Bispo, grande defensor da democracia.

Seu pai é grande defensor da democracia, e filiado ao PT.

Enfim, depois dessas conjecturas, me tranquilizei. Não se trata de ditadura, as pessoas falam bobagens quando estão acuadas e com medo de alguma coisa.

Quem tem poder não precisa gritar e muito menos ameaçar.

A verdade é a seguinte: qualquer profissional de outra área pode escrever num jornal, mas tem que ter a humildade de passar pelo crivo do jornalista-responsável, afinal, o profissional do jornalismo estudou para isso, para avaliar a matéria a ser publicada.

O livre arbítrio dá-nos o direito de fazermos tudo mas também nos remete a nossas responsabilidades, pois nada é tão escondido que não possa ser descoberto...

A sua liberdade, caro anônimo, termina quando começa a minha e como dizia um nobre vereador de nossa cidade e "vice-versa".

Tamos conversado???

Por enquanto é só pessoal...






Nenhum comentário:

FAMÍLIA CARVALHO

FAMÍLIA CARVALHO
Adriano/Conceição e os netos