sexta-feira, 13 de março de 2009

Pra não dizer que não falei das flores...

Como dizia Paulo Freire:

"A educação é um ato de amor e portanto um ato de coragem. Não pode temer o debate, a análise da realidade; não pode fugir da discussão criadora, sob pena de ser uma farsa"

Tenho quatro filhos que moram comigo e que há mais de 15 anos são cuidados pela segunda mãe deles, a Neusa e sua filha Néia. São pessoas maravilhosas que cuidam de nossos filhos, muitas das vezes melhor do que nós. É claro que todo dia a gente conversa e as duas trazem de suas casas os problemas do dia a dia, contam suas histórias de vida.

Contou-me a Neusa toda a história que minha amiga Setembrina está narrando em seu artigo abaixo, ou seja, os alunos da antiga "Escola Nicota Soares", que foram transferidos para uma outra escola sem terminar, a Escola Ives Piedade estão estudando em salas emprestadas pela Igreja da Vila Aparecida. Além do narrado pela Setembrina, pasmem -, as crianças, se quizerem merenda escolar, tem que ir a pé até a Escola Nicota Soares e depois voltarem a pé até a Igreja novamente. Parece piada de mal gosto isso, não!!!
É essa administração que o Dr. Luiz queria, quando tirou o Prof. Luiz Alberg da Secretaria da Educação? É essa administração, como diriam alguns "meia-boca", só pra ingles ver?
Temos em Itapeva a Promotoria da Cidadania, aliás, muito bem representada pelo Dr. Hélio, aquele mesmo que está cuidando do processo das festas da cidade, citado sempre pelo SPC como um homem sério, o que não resta a melhor dúvida, porém é necessário que o pedido de uma ação chegue a ele para que o mesmo possa agir.

Cadê o Conselho Tutelar de Itapeva? Pra que serve? É hora de agir moçada!!!

Secretária: Não se esqueça nunca disso, atrás de sua mesa, tem que existir uma educadora sob pena de seus préstimos nessa Secretaria ser uma farsa.

Mais do que seus atos hoje, sua consciencia vai lhe cobrar muito mais amanhã.

Cada um responde por seus atos, seu irmão pelos deles e a senhora pelos seus, portanto, põem a mão na consciencia, com certeza seus pais, que foram grandes líderes nessa cidade ensinaram o certo para a senhora.

Abaixo leia no Blog da Setembrina o artigo que eu pensei em escrever e que assino embaixo.


. o melhor capital .

Acabo de postar logo abaixo palavras deslumbradas de auto promoção para um governo medíocre quando o assunto é "gente"; uma administração esquizofrênica e megalomaníaca, que para se auto-afirmar a todo custo, se diz austera e honesta respingando lama por todos os lados.Uma frase me chamou particular atenção: "...protege as crianças como quem resguarda o melhor capital de sua terra". No entanto, recebi uma comissão de mães da escola Ivis Piedade apreensivas, chateadas e irritadas com a demora da entrega do prédio, que segundo dizem, está com atraso de um ano. Vale lembrar que a referida escola está sendo construída pela mesma empreiteira que está construindo o prédio da Câmara e há quem diga que a escola não será entregue enquanto a Câmara não fizer acertos com termos aditivos. Imaginemos quatro "salas" de aulas dentro do salão da Igreja N. Sra. Aparecida. São aproximadamente cento e vinte crianças separadas por divisórias, num calor insuportável (quem conhece, sabe do que estou falando). Contam as mães que é comum as crianças voltarem para casa com febre, dor de cabeça, desidratadas ou dizendo que o nariz sangrou na escola. Tudo isso sem falar da falta de privacidade a que estão submetidas as educadoras destas crianças, que nem sequer podem falar em cidadania com esta situação de fraglante desrespeito aos direitos fundamentais de nossos pequenos cidadãos. Quando argumentei que deveriam procurar pela Secretária da Educação, a resposta foi de impotência, pois tentaram várias vezes sem sucesso (a secretária da Secretária diz que a mesma está muito ocupada ou viajando).Me lembrei também que li no editorial do Itanews, que após várias tentativas de contatar a referida Secretária para pedir informações sobre este assunto, ela atendeu ao telefone para falar que não daria entrevista porque aquele jornal havia caluniado "seu irmão" (o Secretário de finanças, responsável pelo pagamento das notas frias, objeto de investigação na CEI das gráficas). Como se vê, a Secretária responsável pelo maior orçamento do município mistura assuntos de interesse público com assuntos de copa e cozinha.

FAMÍLIA CARVALHO

FAMÍLIA CARVALHO
Adriano/Conceição e os netos