segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

NA VIDA SE APRENDE PELO AMOR OU PELA DOR...

A vida nos ensina que devemos sonhar com grandes realizações, sonhar em viver bem, de bem com todos, mas infelizmente existem alguns fatos que acontecem em nossa vida que não dá para não nos indignarmos.

A maldade que fazem com as pessoas em busca do poder é de uma tamanha safadeza que o mais calmo dos seres se levanta e toma uma atitude, sob pena de botar o nariz de palhaço e sair por aí como se realmente o fosse.

Quem diria que isso acontecesse em nossa cidade, depois de uma CEI investigando desvios da educação, agora uma CEI para investigar desvios da Saúde, logo as duas pastas mais importantes, uma cuida da educação e outra da saúde de nossas crianças.

Que futuro teremos. Cidades de nossa região muito menores se vangloriam em aparecer em um Jornal Nacional por estarem fazendo a lição de casa com índices elevados na aprovação da educação e índices baixíssimos de mortalidade infantil enquanto Itapeva é manchete em campeonato de desvios de verba. Que vergonha. Esse é o seu PSDB, caro prefeito?

Lembro-me bem de como foi a "fritura" da minha amiga Setembrina na Secretaria da Cultura.

Primeiro acusaram-na de ter perdido a verba do teatro municipal, aliás verba que nunca exisitiu, acusaram-na de ter perdido a verba para reforma do Centro Cultural Cícero Marques, verba essa também que eu duvido que tenha existido pois nunca cheguei a ver qualquer pedido de apresentação de projetos.

E depois, pasmem, acusaram-na de "racista", logo a Setembrina, vejam só.

Mas nunca fizeran um Boletim de Ocorrência denunciando o fato, e nem processaram a Setembrina.

Sabem porque? Porque era tudo armação, tudo mentira.

Reunimo-nos na época em minha casa, eu, a Márcia, o Geraldo, o Israel, a Setembrina e o Joãozinho e naquele dia percebemos que na verdade tínhamos feito a maior burrada da nossa vida, pois numa coligação, os partidos negociam os pontos estratégicos do governo, e achávamos que tendo o prefeito de nosso partido, seria natural que as metas e ideologias partidárias seriam cumpridas a risca, de companheiro para companheiro. Ledo engano.

Éramos a favor da transparência, do orçamento participativo, enfim, da participação popular, coisa que o PSDB é contra pois prega o "Governo mínimo", tanto é verdade que hoje tem Secretários respondendo por tres pastas, outros por duas pastas e apenas a Saúde, Educação, Desenvolvimento Social (antiga Indústria e Comércio) e Cultura estão com seu Secretário único.

É humanamente impossível um secretário responder por tres ou duas secretarias, isso eu já senti na pele.

Tudo isso mostra o desprezo que o atual governo tem pelos politicos de nossa cidade ou pela cidade, pois a prefeitura está funcionando como antigamente, só ainda não estamos vendo aqueles burocratas com seus ternos pretos cheios de caspas nas costas atrás das mesas, como antigamente.

Uma coisa estranha é que sumiram do Paço todos os Secretários. Será que Itapeva não tem mais homens de confiança.

Voltando ao PT, pensávamos que iríamos particpar efetivamente do governo petista. Ledo engano, pois foi aí que perdemos nossa identidade.

O PT de Itapeva virou coisa comum e hoje a gente percebe que se livrar da "petezada" como dizia a Mariliza era a melhor coisa que podia acontecer. Enfim apereceu o vereador Tarzã com sua fala mansa levando o Doutor Luiz na conversa.

Afinal, o Gabinete (Secretaria de Governo) vivia cheio de gente pedindo e pedindo, a Secretaria da Cultura queria levar o governo para as vilas da cidade e num governo auto-crático isso era impossível, afinal, porque ficar atendendo aquele povaréu sem eira nem beira. Pura perda de tempo. O que podiam eles trazer de bom para o governo.

Dizia um Secretário do então prefeito à época, quando se tratava de seus funcionários: "manda que pode e obedece quem tem juízo", o que vale dizer que essa era a senha do patrão.

Nós os Secretários sempre ouvíamos a seguinte frase: "a caneta que nomeia é a mesma caneta que exonera" numa alusão de que todos deviam obediência, por isso é que nós, os então secretários do PT não deixamos a "caneta" nos exonerar e saímos pela porta da frente, deixando muitas lágrimas e levando conosco também muitas lágrimas, tanto pelos amigos que fizemos quanto pelos projetos que não conseguimos implantar.

E sabíamos que era assim mesmo que o vereador Tarzã fazia política, se o doutor Luiz iria ganhar as eleições, ele se sujeitava a subir no palanque do PT e de punhos cerrados virava o maior petista, porém, após a vitória, iria fazer de tudo para que o Luiz voltasse ao PSDB.

Nós sabiámos disso mas nao admitíamos, porque acreditávamos no Luiz Cavani.

Mas voltando um pouco ao passado, acho que a Setembrina bem que merecia de alguns vereadores de nossa Câmara um pedido de desculpas pela sacanagem que fizeram com ela, afinal, quem conhece a Setembrina, sabe que foi tudo uma armação e que nem o prefeito Cavani concordava com aquilo mas infelizmente tinha que se reeleger e a tirou da Secretaria.

Já escrevi aqui que, como Secretário de Governo, aquele dia da posse do Davi na Secretaria da Cultura foi o dia mais triste da minha vida e as fotos dos jornais da época bem que mostraram isso, pois se a alma não estiver leve o físico mostra o cansaço pelas agruras do momento.

Felizmente, tudo isso é um aprendizado: Um aprendem pelo amor, outros pela dor.

Uma coisa que me alegra é dizer que "Os Secretários do PT não macharam o governo do doutor Luiz Cavani, todos sairam de cabeça erguida e pela porta da frente". Ah, e nenhuma caneta nos exonerou, nós nos exoneramos....

A luta continua, há ainda MUITAS LUTAS POR LUTAR...


FAMÍLIA CARVALHO

FAMÍLIA CARVALHO
Adriano/Conceição e os netos