segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Do Blog da Setembrina, vale a pena ler...

. Insanidade .
Postei logo abaixo a bela poesia de Machado de Assis, "A Mosca Azul", inspirada numa lenda milenar em que um servo de um palácio oriental foi mordido por uma mosca azul e ficou tão inebriado que viu seu rosto refletido naquele azul da mosca e começou a imaginar-se Sultão.
A poesia nos diz que a mosca tinha asas de ouro e granada e refulgia ao clarão do sol e da lua...
Que aquele homem rude ficou a contemplá-la, deslembrado de tudo-sem comparar nem refletir... imaginando jóias, mulheres, glória, 14 reis vencidos...
Ficou tão deslumbrado que quiz vê-la, saber a causa do mistério...
Quando a viu rota, baça, nojenta e vil, esvaiu-se aquela visão fantástica e sutil.
Frei Betto, com toda sua bagagem cultural, escreveu um livro com o mesmo nome, onde faz paralelo com a lenda e o exercício do poder, em que pessoas, uma vez embevecidas, acreditam que são muito mais do que realmente são.
Vale a pena ler o capítulo "Espelho, espelho meu, existe alguém com mais poder do que eu?"
Lendo a última edição do Ita News, onde o esquema das notas frias ficou ainda mais claro com as provas contundentes de que se trata mesmo de saque aos cofres públicos, a reflexão acima cai bem.
Meu criado mudo me diz que há indícios de que o dinheiro ilícito foi para a campanha de um certo vereador poderoso... e foi feito com a anuência de todos do grupo.
Tudo isto me faz pensar que o pessoal da "eficiência" e da eugenia, uma vez picado pela mosca azul, sucumbiu inebriado ao "Tudo será teu se me adorares".

FAMÍLIA CARVALHO

FAMÍLIA CARVALHO
Adriano/Conceição e os netos