sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA...
Nossa bi-centenária cidade, há muito governada por uma oligarquia política, lembram da "História de Itapeva", "....Barbosa que amava Cavani que amava Felipe, que amava Cavani etc....", pois bem, - se elegesse esse ou aquela candidata continuaríamos com a mesma "família", mas elegeu o doutor Luiz e continuou com a mesma família - está carecendo de um projeto para sair do marasmo.
Andando pelas ruas podemos ver que nada foi feito para alterar a estrutura da cidade, a não ser algumas maquiagens de sempre, como por exemplo o coretinho da Praça Anchieta (já foi reformado uma dúzia de vezes), o recapeamento de nossas ruas, (também já foram feitos uma dezena de vezes), mas e daí, o que mudou?
A Secretaria de Promoção Social assim como a de Segurança Pública mudou de nome, mas a ação social está carente, pois vemos mendigos nas ruas de nossa cidade como há anos atrás, e aliás, não são os mesmos.
Mendigos que vão virando folclore de nossa cidade, quem não se lembra do Zé Baitaca ou de seu irmão Mário, um de fala fina e outro com vóz grossa.
E do CALIRSÃO e seu irmão VARDIRSÃO (Jesus tá me chamando, ah vai!!), do TRÊS PULO, o JOÃO FUZILO, o ANTONHO FERRO, o NATINHO, o NERSO PACA (parece que está morando jno asilo), enfim, alguns desses já se foram, mas basta dar uma voltinha por aí que se encontra outros, como o THUNDER CATS, uma senhora idosa que fica mostrando uma enorme ferida na perna pedindo dinheiro pra quem passa a seu lado, ou outro senhor cego que fica perto da praça Anchieta, ou um moço aparentemente inteligente que fica na Praça Anchieta pedindo uns trocados para comer, enfim, pessoas que não tem morada, e ninguém olha por eles.
A Alzirinha da Vila São Benedito é fregueza velha da prefeitura e sempre ganha uns trocados, pois sabe cobrar.
Mas eu quero chegar no ponto crucial de uma administração.
Nosso prefeito fazia questão de ressaltar em seu discurso que mesmo sendo engenheiro civil seu governo seria de obras sociais e não de concreto armado, porém passaram-se os anos e tudo continua com antes.
Sem emprego, sem indústrias, sem qualquer incentivo para instalação de novas indústrias, enfim, sem projetos para nossa cidade.
A Secretaria da Ação Social de nada vale pois nada faz, a Secretaria da Cultura, da forma que está não tem razão de existir, a Secretaria de Defesa Social não apresenta nenhum projeto que venha a contribuir realmente com a defesa dos cidadãos itapevenses, a Secretaria de Saúde é tão lerda no atendimento que tem gente recebendo agendamento de exames tendo sido enterrado no nosso cemitério há algum tempo já.
E os Esportes? Que lástima!!! E olha que não estou olhando o lado das "maracutais" mais das ações em prol do esporte de nossa cidade.
NOTA ZERO COM LOUVOR (será que existe isso?), nunca um Secretário foi tão ruim e por mais que queira parecer, não dá para dar nenhum desconto.
É ruim mesmo, não merece nem uma notinha de 0,25, É ZERO MESMO.
Quem não tem saudades do Santana e do Santaninha, dos times da Rosa Chueri e da Irene, dos campeonatos das indúsrias (Cobrazi, Maringá, São Mateus e depois Votorantin, Sguário, Agrolin, do XI de Agosto da Vila Aparecida, do Bandeirantes, do nosso Corintinha, dentre outros), enfim, gente que fazia o esporte con garra e com respaldo da Secretaria, que aquele tempo nem verba tinha do município, era uma ninharia.
E dos campeontados amadores que se faziam no antigo Estádio dos Eucaliptos?
O tempo está passando, faz-se urgente uma nova forma de governar nossa cidade, é necessário modernizar a nossa administração, senão, minha gente, daqui a uns anos vamos ver o neto do SPC escrevendo artigos sobre um dos netos da grande família que se instalou em nossa cidade e não abre espaço pra mais ninguém.
Acredito que novas forças estão nascendo, gente de boa vontade que ama Itapeva e que "não quer só comida, mas também quer ver Itapeva com empregos, um bom atendimento na área da saúde, um atendimento digno na Ação social, e principalmente nos esportes, pois como se diz: "Esporte é vida", e infelizmente nesse ítem precisamos fazer uma respiração boca a boca enquanto é tempo, senão, é mandar pra UTI e aguardar um atendimento Divino. Como diz o meu amigo SPC: OREMOS...