terça-feira, 3 de junho de 2008

Saude, prioridade numero um...

Dia 30 de dezembro de 2008 tive uma notícia muito triste, perdi meu irmão mais velho José Maria de Carvalho. Sapateiro famoso da Vila Aparecida, aprendeu o ofício com 11 anos de idade e se aperfeiçou com o Felicinho Tortelli. Fazia calçados a mão, era um artista no manejo da "faca de sapateito", da agulha, enfim, um artesão. Como irmão mais velho, muitos da família o consideravam um substituto do pai que já se foi há 20 anos atrás. Meu irmão estava se tratando da saúde, sofria hipertensão (pressão alta) e fazia exames constantes. Nosso conformismo vem do estudo e da crença espírita que temos, mas mesmo assim, somos humanos e sentimos sua falta.

Dias desses, minha cunhada recebeu um aviso de que estava agendado o exame que meu irmão teria que fazer e aí avisou os representantes da saude que infelizmente haviam chegado atrasado.
Dia 25 de março deste ano perdi minha mãe como todos sabem. Ela ficou internada uma semana na UTI e graças ao Dr. Ulysses que a atendeu de imediato mandando interná-la. Novamente ficamos orando, na certeza que Deus já havia enviado alguns companheiros para confortá-la em sua passagem para outro plano espiritual. No dia que a internei, fiquei abismado com as filas que faziam no Hospital e o médico de plantão, coitado, estava como um louco, ora atendendo a fila, ora atendendo algum acidente que chegava. Tenho certeza de que os médicos de nossa Santa Casa de Misericórdia cuidam muito bem de seus pacientes, mas a estrutura dada a eles infelizmente ainda carece de reparos. Olhando aquel fila, fico a me perguntar, quando a fila está grande e sempre está, porque o Hospital não mantém outro médico auxiliar? Porque não manter um pediatra de plantão, além do clinico geral? Itapeva é uma cidade-polo, pois atende toda uma região, vem aqui, pacientes de todas as cidades de nossa região.

Recentemente saiu no jornal Ita News numa de suas colunas o seguinte: "Fala do vereador, presidente da Câmara e médico Dr. Ulysses: "Estava escutando atentamente falarem que o prefeito Cavani teve a sorte de ter conseguido muito para a pavimentação. Mas, para a saúde não é conseguido nada. Fico triste com os deputados, estamos recebendo críticas por estarmos ainda fazendo fichas à mão. Precisamos de informatização. As vezes se perde resultados de exame. Há muito custo de remédio sem precisar. É um absurdo as pessoas esperarem tanto para fazer um exame. Será que é só o asfalto que dá voto? E Saúde só dá despesa? Então, o que deveria era se ter um olhar mais benigno para a Saúde, porque nem se compara o valor recebido para a infra-estrutura [asfalto] com o para a Saúde de Itapeva."
Quando Secretário tentei implantar o orçamento participativo no município, porém não encontrei guarida, ou seja o orçamento municipal ainda é feito inteiramente pelos técnicos do município, e aprovado pelo prefeio e pelos vereadores. Não há participação popular e como se sabe, é a lei orçamentária municipal que determina ao Executivo o valor a ser gasto em saúde, em pavimentação, em compra de medicamentos, etc. E o Legislativo existe para para discutir e aprovar o orçamento e é claro, fiscalizar se o mesmo está sendo cumprido. Aí fica a pergunta no ar: "como são eleitas as prioridades da população?" Com base em que? O asfalto é importante, porém a saúde e o emprego, entendo devem ser a prioridade numero um de uma administraçao que prega a qualidade de vida do povo.
Assim, para que não se perca mais exames, para que o paciente não fique a mercê de uma fichinha que pode ser perdida, é bom lembrar que estamos na era da informática, e que o custo-benefício de uma digitalizaçao daqueles fichas que enfeitam as prateleiras de nosso Postão e de um programa para controle disso, poderá evitar muitos "desencarnes" ou "óbitos" se assim preferirem falar em outra linguagem.
O administrador público é passageiro mas suas obras devem ficar para posteridade e por enquanto não há ninguém em nossa cidade que poderá se vangloriar de ter resolvido o problema da saúde pública. Por enquanto é só pessoal.....

Nenhum comentário:

FAMÍLIA CARVALHO

FAMÍLIA CARVALHO
Adriano/Conceição e os netos