Supostos ladrões roubaram peças; presidente da Câmara teve de dormir na cidade até a chegada de outro jato
JOSÉ MARIA TOMAZELA - Agencia Estado
SOROCABA, SP - O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia(PT-SP), passou por um grande constrangimento quando encerrava um dia de visitas a cidades do sudoeste de São Paulo, no último sábado. Ao se dirigir para o aeroporto de Itapeva, onde o aguardava um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), foi informado de que a aeronave tinha sido 'depenada' e estava sem condições de vôo. Sem saber se era uma simples ação de vândalos ou se tinha sido vítima de sabotagem, Chinaglia preferiu dormir numa cidade próxima e esperar o resgate que só chegaria no dia seguinte. Na chegada ele já tinha sido vítima de outro "mico": nem o prefeito Luiz Cavani (PSDB), nem os vereadores do PT estavam à sua espera. Na Delegacia Seccional da Polícia Civil de Itapeva, o caso foi registrado como "furto qualificado e dano ao patrimônio público". Quem procurou a polícia foi o major da Aeronáutica Carlos Alberto Panza Santos, piloto do Learjet prefixo UU-35, da FAB.
Ele contou que uma porta metálica da fuselagem tinha sido arrombada e a parte elétrica, danificada, com o corte de fios. Além dos danos exteriores, foram furtados três plugs e um manômetro - aparelho de medir pressão - instalados na turbina direita do avião. De acordo com o major, a aeronave aterrissou às 9 horas no aeroporto e tinha partida prevista para as 17h30, quando foi constatado o roubo. O aeroporto é municipal. As polícias civil e militar também não tinham sido informadas sobre a chegada do presidente da Câmara. Segundo um oficial da PM, em visitas oficiais de autoridades, normalmente o comando é solicitado a dar apoio.
O aeroporto é usado apenas pelo aero-clube da cidade e fica ao lado de uma favela. De acordo com a assessoria do prefeito, não se tratava de uma visita oficial, apesar do uso do avião da FAB, pois o presidente da Câmara reuniu-se principalmente com integrantes do seu partido. Na Câmara da cidade, no entanto, ele foi recebido pela vereadora Áurea Rosa, do PTB. O presidente do PT de Itapeva, Israel Antunes, disse que o parlamentar visita com freqüência a região. "Não foi uma visita só para Itapeva, mas também para outros municípios." Segundo ele, Chinaglia reuniu-se com prefeitos e vereadores de Taquarivaí, Buri, Coronel Macedo e Itararé, onde pernoitou após saber da depredação da aeronave. "Prefiro acreditar que foi só um ato de vandalismo", disse. O delegado seccional Marcelo Murat informou que o caso continua sob investigação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário