domingo, 29 de junho de 2008

Hay que endurecer-se pero sin perder la ternura jamas!" - Ernesto Che Guevara

Gosto de discutir política, gosto de fazer minhas análises principalmente sobre a política local, de lembrar das histórias e "estórias" contadas pelos antigos e analisando-as, tentando com isso não cometer erros.

Mas percebo que, infelizmente quando se entra na política, parece que alguma coisa diferente acontece com a gente e sem querer, todos querem levar vantagem, e não falo apenas do dinheiro mas sim do poder, e as vezes mesmo que esse poder leve o cidadão a perder dinheiro, ele quer estar no pico da glória e mostrar a todos que tem poder.

Confesso que isso até começcou a acontecer comigo, aliás, eu tive 04 secretarias em minhas mãos, portanto, se analisarmos, cheguei a administrar mais da metade das verbas do município de Itapeva e mesmo assim, meu poder era apenas superficial.

Fui fundador do PT de Itapeva, e naquele tempo éramos, eu, o Dr. Oscar Rolim, o Dr. Mouracy do Prado Moura, o Franson, o Luizão da Chica, o Moacir (um locutor da rádio do Lerma) e mais alguns poucos filiados que não me lembro do nome hoje. Mas a vontade era grande, e nos sábados, eu saia de casa em casa de meus amigos filiando gente no PT. Nas época de eleições internas, eu sabia quase "de cór e salteado" o nome dos filiados, tanto é que ganhei cinco eleições para Presidente, além de ser Secretário do PT por diversas vezes. Brigávamos e todos tinham vez e vóz, e depois de muitas discussões, chegávamos a conclusão, quer por aclamação, quer por voto. Depois da discussão, aceitávamos a proposta ganhadora e íamos pra frente, íamos pra rua, defendendo a bandeira do PTPT pra valer.

Depois veio o Israel, o Macedão, o Camilo dentista (estes já eram lutadores mesmo antes do PT existir) e muitos outros como o Prof. Geraldo, meu amigo Arnaldo, a Iris, a minha esposa Márcia, a minha amiga Setembrina, o meu amigo Adriano Rafael, Hanna, Luizão da Chica que voltou para o PT depois de ficar fora um bom tempo, enfim pessoas que respeito muito e que fazem parte de minha vida política.

Pessoas de grande importancia se foram de nossa união, como o Dr. Mouracy, o Graciano, nosso primeiro candidato a prefeito, o Prof. Macedo, o nosso mestre Camilo dentista, enfim tenho certeza de que fizeram sua parte e hoje estão em outro plano espiritutal se evoluindo para um dia renascer entre nós e nos ensinar mais ainda do que já aprendemos.

Cometemos erros em nossa vida, e um deles foi acreditar que pessoas estranhas, sem ideologias pudessem fazer parte dessa luta em defesa dos trabalhadores, pudessem defender as idéias nascidas há muito tempo, pudessem ouvir as vozes discordantes e aceitá-las, enfim, tivessem a paciência e humildade para construir uma nova Itapeva voltada para a qualidade de vida do povo e governar com os companheiros que construiram a forma petista de governar. Mero engano, pois como diz o ditado: "é de pequenino que se torce o pepino". Pagamos o preço. Outro erro foi pensar que ao deixarmos o PT estaríamos nos evoluindo para poder combater as injustiças que sempre combatemos, que os outros partidos nos dariam espaço para discussões, para apresentarmos nossas teses, enfim, que com eles poderíamos construir um novo projeto. Mero engano, pois tudo tem dono.

Guardo ainda algumas coleções do Linha Direta do PT (uma publicação do diretório estadual) e esses dias me peguei lendo uma deles, onde o grande Carlito Maia me fez refletir e assim escreveu:

UMA VEZ PT, SEMPRE PT! (por Carlito Maia)

Ser petista é ter uma paixão definitiva. É padecer no paraiso toda a vida e mais nove meses. Se saio do PT, que outro partido poderia ser o meu? Há tantos! Voce chuta uma lata na rua e saem dez debaixo. ''Partidos'' com donos (deviam enquadrar essa gente por formação de quadrilhas). Cegos seguindo a seus cães. Pior ainda: cães indo atrás de seus cegos. Há mais outros partidos... sem comentários. Nada representam nem significam nada para mim. O PT primeiro e único, não: nele só há voluntarios, gente firme e decidida, apaixonada que sabe das coisas. Que nada quer dos outros, mais exige o que é seu. Quer dizer que então, que o PT chegou a perfeiçaõ? É ''menas'' verdade, pessoal. Ele é composto por seres humanos, com todos os defeitos e virtudes: xiitas e xaatos, xiiques e xuucros, xaaropes e xeeretas. Mas todos vão tirar as cismas numa boa, democraticamente...... Acertar ponteiros, corrigir rumos. O PT dá trabalho, se dá! Mas, nele, ninguém é melhor do que ninguém. Nos outros ''partidos'' há ''lideres'', e é sabido: lideres dão as costas aos liderados, eles na frente, o rebanho atrás. Não, no PT só temos companheiros, irmãos de fé. Lutando lado-a-lado, ombro-a-ombro, com muito alegria. Sem medo de ser feliz. ..................... O petista é assim: Em cada cabeça, uma sentença. Não há, nem poderia haver, num partido de gente consciente, lúcida, um pensamento monolitíco, hegemônico, ''crê ou morre''. ...................... Democracia é isso ai, bichos: "a arte da opção entre o desagradavel e desastroso''. Desagradavel é (um pouco) o democratismo - (excesso de reuniões, discussões cansativas e repetitivas), - um pé no ''saco''. Desastroso (demais) é o fascismo, imposição de idéias de cima pra baixo. Pois eu prefiro perder com as bases a vencer sem elas. Não admito a ditadura de um sobre todos, nem a de todos sobre um.

...................... E para mim não há nada mais socialista-nem mais livre-do que uma boa democracia. Teje livre...." (Carlito Maia)

E por assim pensar também, acho que nada vai nos levar a disputar uma eleição em nossa cidade sem convicção do que queremos. Quero viver com minha família, já não tenho tempo mais para democratismo, quero brincar com meus filhos, amar minha esposa, namorá-la muito e dizer que sempre a amarei, não tenho mais tempo para falsidades, não sei e não quero usar as pessoas e depois descartá-las como um objeto sem uso mais, não quero subir na vida materialmente e sim espitirualmente. Quero morar numa cidade onde não precise distribuir cestas básicas para o povo, onde não se façam campanhas para arrecadar "aros de óculos" para dar aos pobres, não quero precisar ver "campanhas de solidariedade", quero viver onde as crianças e velhos tenham prioridades absolutas, onde o ser humano seja tratado como "ser humano" e não se veja em sua testa o número do título de eleitor. Não quero ver mendigos na rua, não quero saber da existência de alberque noturno, não quero ver filas em hospitais e quero ver escolas que não sejam apenas um local de distribuição de merenda escolar, não quero mais ver politicos gritando que estão dando tudo de graça ao povo, enfim, quero ver paz e amor no coração das pessoas. Sei que não conseguirei mudar o mundo, mas não posso compartilhar com atitudes até então praticadas pelos nossos políticos. Quero ver ternura nos olhos das pessoas, respeito, orgulho por ter um emprego e poder tratar dos filhos.

Na politica, não se trata de apoiar esse ou aquele candidato, se trata sim de apoiar esse ou aquele projeto político, e por enquanto não estou vendo nenhum projeto digno de meu apoio. Assim, concordando com a fala de Carlito Maia, estou me desfiliando do partido que hoje estou filiado, estou saindo da vida partidária por convicção política e sem medo de ser feliz, "tô livre", sem qualquer amarra partidária para falar o que penso de qualquer dos candidatos presentes, sem qualquer compromisso com eles. Por um novo projeto político prá nossa cidade, sem medo de falar com o povo, sem medo e sem discriminação social, mas com muita vontade de unir os homens de boa vontade por uma cidade onde todos tenham qualidade de vida....Por enquanto é só pessoal...

terça-feira, 24 de junho de 2008

CONTRASTES QUE CONTRISTAM....

Quando Chimitão foi candidato e se elegeu prefeito de Itapeva, havia um candidato com um belo discurso, progressista, rapaz jovem e que me fez interessar por política, era do MDB. Aliás, me fez interessar por advocacia também, mas quem era eu, um simples tipógrafo que ainda estava cursando a 8.a série. Chimitão até hoje é lembrado como o melhor prefeito que Itapeva já teve, pois com seu vice, Cícero Marques transformaram Itapeva (como dizia seu slogan: "Rumo para o ano 2.000". Seu símbolo era um revólver 38 com a marca "Schimidt". Diz o ditado que "o traje faz o monge" e nosso amigo Chimitão, com seu jeito autoritário de fazer política, teve apenas um mandato. Ficou para a história e é lembrado como o melhor prefeito de Itapeva com apenas um mandato, aquele tempo não havia reeleição, que aliás acho um aberração da política. Parece que a história está se repetindo...
Mas voltando ao MDB, o famoso Manda Brasa, naquela época lançou dois candidatos a prefeito, aquele tempo podia e os partidos se dividiam, uns por questão de estratégia, outros porque não se entendiam mesmo. Era a Arena 1 e Arena 2, o MDB 1 e o MDB 2 e assim por diante. No MDB 1 tinha o Monteirão (é desse mesmo que estou falando) e no MDB 2 o candidato era o Paulo de Tarso Lobo, era o tempo do Joaquim Filé, do pai do Ralf, do Ulisses Guimarães, do Senador Teotônio Vilela, dos verdadeiros guerreiros da democracia. Mas como nem tudo é perfeito, e como em política, como dizia Dr. Ulisses, "só falta ver boi voar", aqui também o MDB se transformou no PMDB e aí apareceram os "donos" do partido. E durou muito tempo, até que nas eleições passadas conseguimos reunir PT, PMDB, PC do B, PL (hoje PR), PSDC, PTB, PSDB, e outros. Do outro lado, reuniram-se PFL (hoje DEM), PV, PDT e outros menores. E como falava o filósofo Dr. Ulisses, hoje estamos vendo tudo de "cabeça prá baixo", o boi já passou voando por aí e nós não vimos, ou seja, nessas eleições, o PT (o único que ainda tem militância), vai sózinho ou quem sabe com o PTB, enquanto a candidata Terezinha está conseguindo articular os maiores partidos de Itapeva, vai de DEM, PMDB, PPS, PP, PC do B, PSDC, PSB, e outros partidos menores, enquanto do outro lado o atual prefeito ficou com o PSDB (que nunca teve militância), o PV e (dizem o experts, - com alguma dúvida ainda com o PDT). Isso chama-se "política", que é a arte de congregar as pessoas em torno de um projeto político, ou seja, aqueles que estavam do lado de lá vieram para o lado de cá e os que estavam do lado de cá, se bandearam para o lado de lá.... É a dança dos partidos... O que realmente contrista é que acreditávamos que tudo estava mundando quando derepente, o então candidato a prefeito que dizia: "Governa comigo quem ganha a eleição comigo", mudou tudo no meio da administração e não mais que derepente começaram a aparecer no governo pessoas que haviam subido no palanque da adversária, primeiro, foi substituido o Secretário da Educação e em seu lugar entrou nada mais nada menos que a irmã de outro Secretário (ficou tudo em família), depois foi substituido o Secretário de Esportes (aliás um tiro no pé e eu avisei que aquele não era o PMDB mas ninguém me ouviu), e depois ainda, sob alegação de que a Secretária da Cultura havia ofendido alguém (fato que nunca ficou provado), a mesma foi sendo fritada e veio o novo Secretário da Cultura, que aliás, foi o mais veemente adversário político do prefeito. Tive dias alegres na administração mais confesso que o dia em que me senti mais inútil e infeliz foi quando, como Secretário de Governo tive que anunciar o novo Secretário de Cultura do Município (não pelo David, que é meu amigo) mas pela forma com que a Secretária foi convidada a sair do governo, achei uma falta de consideração imensa e foi nesse dia que caiu minha ficha (sabe quando voce percebe que está passando por otário?). É claro que logo depois veio a saída em massa de todos os Secretários do PT que não podiam ficar num governo do PSDB. Felizmente o poder não me fascinou. Hoje vimos o verdadeiro PMDB em sua convenção mostrar que não tem dono e afirmar que não está com o prefeito e portanto está com o DEM. É a democracia, mas, mais do que isso, é a mostra da total falta de conhecimento político dos atuais administradores que se esqueceram da frase de campanha: "Governa comigo quem ganha as eleições comigo" , pura demagogia... que só enganou alguns... mas com certeza não engana mais ninguém...
Hoje estamos novamente á véspera de eleições municipais e as mesmas lideranças (com excessão do Dr. Arnaldo) estão aparecendo por aí para pedir seu voto. Não vai haver showmícios pois é proibido por lei, mas ainda assim haverá um jeitinho de driblar a lei. A festa de aniversário da cidade vem aí e que a população não a confunda com as eleições, pois faz parte de qualquer administração fazer festa. Que o povo se divirta nos rodeios que haverão mas na hora de votar lembre-se bem que qualidade de vida é emprego, é saúde, é educação e moradia. É poder acordar e ver seus filhos tomarem café da manhã, almoçar e jantar, sem ter que ir a uma Secretaria de Ação Social para mendigar uma cesta básica e ainda ficar a espera de uma visita de alguma assistente social. A fome tem que ser satisfeita na hora da fome e não quando alguém achar que dá para mandar o alimento. Peguem as cestas básicas que serão doadas (aliás é o proprio povo que vai doar em troca de entrada nos rodeios), se divirtam nos rodeios mas na hora de votar não caiam mais nas lábias de certos políticos que fechados em seus gabinetes fazem sua festa particular achando que mais uma vez enganaram o pobre povo pobre. Parabéns PMDB pela lição de democracia, parabéns ao PT pelo lançamento do Dr. Arnaldo, parabéns aqueles que ainda acreditam que Itapeva tem jeito, que há tempo de se construir uma NOVA ITAPEVA.... CONFESSO QUE TÔ DE ALMA LAVADA....Confesso que estou voltando a acreditar na política e porque amo minha cidade, quero ve-la novamente com esperanças de uma vida melhor, uma vida com mais qualidade...Por enquanto é só pessoal...




sexta-feira, 20 de junho de 2008

PARABÉNS PEDRINHO.....


Dia 29 de junho de 2.000 nascia meu amigo número 1, Pedro Henrique Almeida de Oliveira Carvalho e no próximo dia 29/06/2008 ele estará fazendo 8 anos de vida.

Parabéns meu amigo, que Deus o abençoe sempre para que voce cresça com muita saúde.


Jair/Márcia/Neto/Junior e Natascha.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Essa é do Blog do Flauzino....

DESPERTA ITAPEVA


Graças a acontecimentos que afetam a economia mundial, como a seca na Austrália e o aumento de consumo na China, os preços dos produtos agrícolas, principalmente grãos, deram um salto em nosso país, melhorando a economia e a vida da população. Em Itapeva essa melhoria se faz notar em todos os níveis da sociedade, uma vez que nossa região é grande produtora de grãos.
Tomara que Itapeva possa aproveitar este novo tempo de oportunidades com ações ousadas buscando todos os recursos possíveis e “quase impossíveis” dos programas do Governo Federal, Estadual e com muitos projetos na área Municipal direcionados ao desenvolvimento sustentável e promoção do cidadão.

E daí, as perguntas:

O que fez a Administração Municipal para aproveitar esse momento auspicioso de demanda agrícola a fim de acelerar o desenvolvimento de nossa cidade?

O que foi feito para facilitar a instalação de empresas com incentivos fiscais a fim de agregar valor aos nossos produtos?

Por que ainda não temos um recinto destinado a feiras e exposições? Cidades da região como Avaré e Itapetininga, há tempo possuem parques para as suas exposições e eventos de grandes portes ao contrário de Itapeva, que empresta terrenos particulares para acomodar o povo na poeira e na lama, conforme o sabor dos ventos.

E os programas de expansão agrícola para os pequenos e médios produtores?

E quanto a outros setores:

Cadê o Hospital Regional?

O Teatro Municipal, o Pilão D´água e a Fatec?

Como ficou a 16ª Região Administrativa?

E os novos cursos da Unesp? O único em vigor já não é mais semestral, o vestibular passou a anual. Será que esse curso não vai acabar como algumas empresas que encerraram atividades em nossa cidade por inércia do poder público municipal?

Por que ainda não se fez a reurbanização da Avenida Acácio Piedade? Incluindo, aí, a ciclovia até o Bairro Bela Vista. Existe verba para isso no Governo Federal, basta apresentar projeto adequado e ter força de vontade política.

Cadê as incubadoras de empresas?
O estádio de futebol, quando é que se vai terminar? Capão Bonito, Itararé, Itapetininga têm times de futebol na série B do Campeonato Paulista. E Itapeva?

E um ginásio de esportes do tamanho da nossa população? É vergonhoso o público ter de assistir aos jogos de futsal por telão, na rua.
A falta de um Matadouro Municipal aumenta o risco de doenças derivadas na inadequação do abate, isso é uma vergonha para nossa cidade.

E o Aterro Sanitário? É um absurdo que continue ameaçando a saúde pública. Falta apoio às associações leiteiras e de produtos orgânicos, faltam carrinhos e condições condignas aos catadores de lixo.

E o treinamento para os profissionais da saúde a fim de atuar com eficiência, buscando sanar as causas de doenças, trabalhando bastante com prevenção?

Onde está o programa “Redução de danos” que tem recurso do governo federal para prevenção de drogas?

Cadê o Tiro de Guerra?

Por que não se concede incentivo fiscal para o distrito industrial?
O que se tem feito pelo programa Primeiro Emprego?

Por que o Portal Transparência está encalhado há quase um ano?

Por que não faz capacitação para Frente de Trabalho e para outros segmentos da comunidade?

Falta ensino técnico na rede de ensino (não existem projetos).

Várias secretarias perderam recursos por falta de documentação e por falta de projetos.
Nada se tem feito para prevenir a insalubridade para funcionários do Programa Saúde da Família e para os profissionais da coleta de lixo.
Mercado do Produtor – faltam subsídios para agregar valor aos produtos.
Precisa incentivar a adoção de universitários e bolsa de estudos.
Falta saneamento básico e pavimentação em bairros populosos da zona rural.
Aqui destacamos o básico para melhorar a qualidade de vida da população de Itapeva, ressaltando a falta de prioridade para o setor de saúde em que até o raio-x está quebrado faz muito tempo, além de faltarem equipamentos fundamentais para o bom desempenho profissional, até coisas corriqueiras como papel para receituário e eletrocardiograma, inaladores, remédios, lâminas para o teste papa-nicolau, faltam médicos e enfermeiras, a saúde à beira do caos.
O que mais surpreende e causa indignação é que, conforme está sendo amplamente divulgado nos meios de comunicação (pagos com nosso dinheiro) existe muito recurso nos cofres da Prefeitura. Isso demonstra o desapreço do prefeito para com o bem-estar da população, senão a qualidade de vida do cidadão seria uma das prioridades e nunca deixada em último plano. Manter superávit financeiro à custa do sofrimento humano é ser insensível demais.
Varrer rapidamente a cidade com praças e uma fina capa preta de piche, usando verbas do orçamento encaminhadas pelo Deputado Federal Arlindo Chinaglia do PT, não demonstra uma boa capacidade de administrar. Pagar o salário dos funcionários em dia é obrigação de quem tem responsabilidade sobre os deveres e direitos do homem público e do cidadão, não há mérito algum nisso. É prerrogativa para o homem público.
Nunca foi sensato aproveitar época eleitoral para acelerar serviços e ações que poderiam ser mais bem executados seguindo critérios técnicos mais apurados, como não pavimentar ruas sem as calçadas e galerias para não perder serviço e material, pagos com dinheiro do contribuinte. O pior disso tudo é apenas recapear as ruas em pleno ano de eleições, sem ao menos conhecermos a durabilidade desses serviços. E, parafraseando o nosso presidente Lula, nunca antes na história da nossa cidade foi gasto tanto dinheiro público em propagandas e publicidades por um só prefeito. Páginas inteiras de jornais, placas infinitas espalhadas por terrenos sinuosos e inserções caríssimas repetidas incessantemente pela TV, “muito marketing representa a pouca consistência de um produto”, ensina os especialistas em mídia. Ninguém agüenta mais tantas promessas eleiçoeiras não cumpridas, tantos boatos e calúnias com o intuito de ganhar votos. É preciso implementar atitudes que gerem desenvolvimento sustentável, que garantam mais EMPREGOS E QUALIDADE DE VIDA.
Espera-se que, brevemente, Itapeva passe a viver tempos de progresso e oportunidades para sua gente com ações ousadas e aproveitamento de todos os recursos possíveis do Governo Federal e Estadual.

Queremos ainda lembrar que os princípios mais importantes de uma gestão pública empreendedora são:

Resultados positivos;
Autonomia e responsabilização;
Construção de boas parcerias;
Trabalho em rede;
Gestão da informação;
Transparência;
Diálogo público e avaliação.
Por tudo isso que expusemos aqui é que acreditamos que Itapeva mereça uma gestão pública mais empreendedora com atenção voltada para o bem-estar do cidadão.
Que nossos objetivos sejam determinados, ousados, e que para consegui-los seja feito bastante trabalho que traga resultados eficazes, reais de desenvolvimento que serão aproveitados por todos nós amanhã.

terça-feira, 17 de junho de 2008

"A simpatia dá amigos; o interesse dá companheiros."

Frederic Soulié (1800-1847),
autor dramático francês

AOS ALIADOS A BENESSE, AOS ADVERSÁRIOS, A LEI....

Muitos itapevenses reclamam que nossa cidade só é notícia nos grandes jornais quando aqui acontece uma desgraça, ou é enchente, ou é roubo ou sabotagem.
Quando esteve aqui o hoje Governador Serra, eu era Secretário da Segurança Pública, o Tenente Leme era meu comandante da Guarda Municipal e naquele momento, quero frisar bem,eu era o Secretário de Segurança Pública do povo de Itapeva e não do PT e aí sim, ao meu comando, o tenente Leme deixou nossos valiosos GMs com viaturas no aeroporto de Itapeva vigiando o avião do Sr. Governador. Nada aconteceu. Veio e foi embora feliz pois foi bem tratado.
Ah! ele era e ainda é do PSDB. Quando o então Ministro do Trabalho, Marinho esteve aqui aconteceu a mesma coisa, ou seja, nossos valiosos GMs cuidaram da segurançca do avião do Ministro e este veio e voltou em segurança. Quando da primeira visita do Deputado Arlindo Chinaglia em nossa cidade, já como Presidente da Câmara, foi ele muito bem recebido pelo prefeito (que naquele momento era do PT), pelos Secretários e vereadores e seu avião ficou em segurança. Veio, e voltou feliz pois foi bem tratado. Nossos valiosos GMs cuidaram direitinho de seu avião.
Arlindo Chinaglia por si só já merece o nosso respeito, muito mais por se tratar do presidente de nossa Câmara Federal e quando olha por nossa cidade e região trazendo-nos muita grana através de emendas apresentadas no orçamento, o mínimo que deveríamos ter com ele, era respeito e consideração. Ou será que porque ele é do PT e nossos administradores não são, o Deputado não merece mais o respeito? Será que nossos administradores se esqueceram do institucional? Todos sabem que eu nunca vou concordar com a política nefasta do Governador Serra e não engulo o PSDB, porém nunca deixei de cumprimentar uma autoridade, seja desse ou daquele partido. Li o blog do Henrique Cancelli e à primeira vista achei que ele exagerou, mas depois de saber não só o que aconteceu com a falta de educação de nossos administradores públicos (será que são públicos?), fiquei indignado e muito mais ainda quando li no Estadão o que fizeram com o avião que trouxe aqui o Deputado Arlindo. Que vergonha!!!

Arlindo, sei que voce, - posso chamá-lo assim pois continuo seu companheiro, mesmo estando hoje filiado ao PV -, sabe que, foram vândalos que fizeram isso com seu avião, mas muito mais que isso, o que fizeram com voce, é costume fazerem com o povo que paga os impostos e o salário deles. Sei que está acostumado a ouvir "besteiras e asneiras" e sabe bem filtrar o que é bom e o que é mal, porém quero deixar bem claro que eu JAIR CARVALHO não compartilho com essas atitudes, mas sei muito bem que eles, do PSDB pensam que são elites e prá eles o povo é um mero detalhe. Mesmo assim, Deputado Arlindo, obrigado pelas ruas asfaltadas de Itapeva, obrigado pelo saneamento básico de várias vilas de nossa cidade, obrigado pelas emendas que mandou para nossa cidade, tenho certeza que quando faz isso, Vossa Excelência não viu a cor azul-amarela tucana" e sim a cor "verde-amarela de nossa bandeira brasileira", mas com jeitinho e paciência, com certeza, um dia extirparemos de nosso meio os politiqueiros que apenas usam as pessoas como degrau para subirem ao poder e depois as descartam...

Deputado Arlindo, o povo de Itapeva não trata assim as pessoas que nos visitam, desculpem o mau jeito de nossas autoridades... Por enquanto é só pessoal....

Leiam a notícia do Estadão abaixo e reflitam se "NÃO É UMA VERGONHA", outubro está chegando, voce vai deixar ser usado novamente???
Esse assunto não termina aqui, ainda tem muito pano pra manga....Aguardem...

"QUE VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!

Avião de Chinaglia é 'depenado' em Itapeva-SP

Supostos ladrões roubaram peças; presidente da Câmara teve de dormir na cidade até a chegada de outro jato
JOSÉ MARIA TOMAZELA - Agencia Estado

SOROCABA, SP - O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia(PT-SP), passou por um grande constrangimento quando encerrava um dia de visitas a cidades do sudoeste de São Paulo, no último sábado. Ao se dirigir para o aeroporto de Itapeva, onde o aguardava um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), foi informado de que a aeronave tinha sido 'depenada' e estava sem condições de vôo. Sem saber se era uma simples ação de vândalos ou se tinha sido vítima de sabotagem, Chinaglia preferiu dormir numa cidade próxima e esperar o resgate que só chegaria no dia seguinte. Na chegada ele já tinha sido vítima de outro "mico": nem o prefeito Luiz Cavani (PSDB), nem os vereadores do PT estavam à sua espera. Na Delegacia Seccional da Polícia Civil de Itapeva, o caso foi registrado como "furto qualificado e dano ao patrimônio público". Quem procurou a polícia foi o major da Aeronáutica Carlos Alberto Panza Santos, piloto do Learjet prefixo UU-35, da FAB.
Ele contou que uma porta metálica da fuselagem tinha sido arrombada e a parte elétrica, danificada, com o corte de fios. Além dos danos exteriores, foram furtados três plugs e um manômetro - aparelho de medir pressão - instalados na turbina direita do avião. De acordo com o major, a aeronave aterrissou às 9 horas no aeroporto e tinha partida prevista para as 17h30, quando foi constatado o roubo. O aeroporto é municipal. As polícias civil e militar também não tinham sido informadas sobre a chegada do presidente da Câmara. Segundo um oficial da PM, em visitas oficiais de autoridades, normalmente o comando é solicitado a dar apoio.
O aeroporto é usado apenas pelo aero-clube da cidade e fica ao lado de uma favela. De acordo com a assessoria do prefeito, não se tratava de uma visita oficial, apesar do uso do avião da FAB, pois o presidente da Câmara reuniu-se principalmente com integrantes do seu partido. Na Câmara da cidade, no entanto, ele foi recebido pela vereadora Áurea Rosa, do PTB. O presidente do PT de Itapeva, Israel Antunes, disse que o parlamentar visita com freqüência a região. "Não foi uma visita só para Itapeva, mas também para outros municípios." Segundo ele, Chinaglia reuniu-se com prefeitos e vereadores de Taquarivaí, Buri, Coronel Macedo e Itararé, onde pernoitou após saber da depredação da aeronave. "Prefiro acreditar que foi só um ato de vandalismo", disse. O delegado seccional Marcelo Murat informou que o caso continua sob investigação.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

COMO UM ANJO, VOCÊ APARECEU NA MINHA VIDA...



O dia dos namorados não é somente dia 12 de junho. É dia 12 de julho, é hoje, foi ontem, é amanhã, enfim, é todo dia, muito mais quando se tem uma namorada como a Márcia, esta da foto que me faz "gaguejar e até parar de falar", que é meu tudo do quase nada que sou, minha amada, minha eterna namorada.

Namorada
Céu da minha estrada
Meu motivo e derradeiro abrigo
Meu infinito, sonho colorido
Teu carinho meu paraíso perdido

Namorada
Luz da madrugada
Alvorada, risonha dimensão da vida
Linda primavera de um amor
Teu sorriso, acalanto de uma flor

Namorada,
todo o meu amor

Namorada
Céu da minha estrada
Meu motivo e derradeiro abrigo
Meu infinito, sonho colorido
Teu carinho meu paraíso perdido

Namorada
Luz da madrugada
Alvorada, risonha dimensão da vida
Linda primavera de um amor
Teu sorriso, acalanto de uma flor

Namorada,
todo o meu amor

Namorada....
Céu da minha estrada
Meu motivo e derradeiro abrigo
Meu infinito, sonho colorido
Teu carinho meu paraíso perdido

Namorada
Céu da minha estrada
Luz da madrugada
Derradeiro abrigo
Alvorada
Sonho colorido
Risonha dimensão da vida
Linda primavera de um amor
Teu sorriso, acalanto de uma flor

Namorada, todo o meu amor

Namorada

OBS.:Vanusa e Antônio Marcos cantam juntos participando, em1970, do V Festival Internacionalda Canção (TV Globo).

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Parabéns pra voce...


FELIZ ANIVERSÁRIO MASALITO OU JÚNIOR

Que Deus o abencõe sempre, que tenha muito juizo e consiga tudo o que quer. Feliz 09 de junho e que essa data se repita sempre.

Sua família: Jair/Márcia/Neto/Natasha e Pedro.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Saude, prioridade numero um...

Dia 30 de dezembro de 2008 tive uma notícia muito triste, perdi meu irmão mais velho José Maria de Carvalho. Sapateiro famoso da Vila Aparecida, aprendeu o ofício com 11 anos de idade e se aperfeiçou com o Felicinho Tortelli. Fazia calçados a mão, era um artista no manejo da "faca de sapateito", da agulha, enfim, um artesão. Como irmão mais velho, muitos da família o consideravam um substituto do pai que já se foi há 20 anos atrás. Meu irmão estava se tratando da saúde, sofria hipertensão (pressão alta) e fazia exames constantes. Nosso conformismo vem do estudo e da crença espírita que temos, mas mesmo assim, somos humanos e sentimos sua falta.

Dias desses, minha cunhada recebeu um aviso de que estava agendado o exame que meu irmão teria que fazer e aí avisou os representantes da saude que infelizmente haviam chegado atrasado.
Dia 25 de março deste ano perdi minha mãe como todos sabem. Ela ficou internada uma semana na UTI e graças ao Dr. Ulysses que a atendeu de imediato mandando interná-la. Novamente ficamos orando, na certeza que Deus já havia enviado alguns companheiros para confortá-la em sua passagem para outro plano espiritual. No dia que a internei, fiquei abismado com as filas que faziam no Hospital e o médico de plantão, coitado, estava como um louco, ora atendendo a fila, ora atendendo algum acidente que chegava. Tenho certeza de que os médicos de nossa Santa Casa de Misericórdia cuidam muito bem de seus pacientes, mas a estrutura dada a eles infelizmente ainda carece de reparos. Olhando aquel fila, fico a me perguntar, quando a fila está grande e sempre está, porque o Hospital não mantém outro médico auxiliar? Porque não manter um pediatra de plantão, além do clinico geral? Itapeva é uma cidade-polo, pois atende toda uma região, vem aqui, pacientes de todas as cidades de nossa região.

Recentemente saiu no jornal Ita News numa de suas colunas o seguinte: "Fala do vereador, presidente da Câmara e médico Dr. Ulysses: "Estava escutando atentamente falarem que o prefeito Cavani teve a sorte de ter conseguido muito para a pavimentação. Mas, para a saúde não é conseguido nada. Fico triste com os deputados, estamos recebendo críticas por estarmos ainda fazendo fichas à mão. Precisamos de informatização. As vezes se perde resultados de exame. Há muito custo de remédio sem precisar. É um absurdo as pessoas esperarem tanto para fazer um exame. Será que é só o asfalto que dá voto? E Saúde só dá despesa? Então, o que deveria era se ter um olhar mais benigno para a Saúde, porque nem se compara o valor recebido para a infra-estrutura [asfalto] com o para a Saúde de Itapeva."
Quando Secretário tentei implantar o orçamento participativo no município, porém não encontrei guarida, ou seja o orçamento municipal ainda é feito inteiramente pelos técnicos do município, e aprovado pelo prefeio e pelos vereadores. Não há participação popular e como se sabe, é a lei orçamentária municipal que determina ao Executivo o valor a ser gasto em saúde, em pavimentação, em compra de medicamentos, etc. E o Legislativo existe para para discutir e aprovar o orçamento e é claro, fiscalizar se o mesmo está sendo cumprido. Aí fica a pergunta no ar: "como são eleitas as prioridades da população?" Com base em que? O asfalto é importante, porém a saúde e o emprego, entendo devem ser a prioridade numero um de uma administraçao que prega a qualidade de vida do povo.
Assim, para que não se perca mais exames, para que o paciente não fique a mercê de uma fichinha que pode ser perdida, é bom lembrar que estamos na era da informática, e que o custo-benefício de uma digitalizaçao daqueles fichas que enfeitam as prateleiras de nosso Postão e de um programa para controle disso, poderá evitar muitos "desencarnes" ou "óbitos" se assim preferirem falar em outra linguagem.
O administrador público é passageiro mas suas obras devem ficar para posteridade e por enquanto não há ninguém em nossa cidade que poderá se vangloriar de ter resolvido o problema da saúde pública. Por enquanto é só pessoal.....

Pra não dizer que não falei das flores....

Há tempos atrás aqui em Itapeva tinha-se o costume de chamar essa ou aquela pessoa de "Cavanista" ou "Chimitista" até que de adversários ferrenhos, o povo os viu se tornaram grandes amigos, formou-se a grande frente por Itapeva onde reuniram-se na mesma mesa: Dr. Schimit, o famoso "Schimitão", Professor Cavani, Dona Paulina de Morais, Dr. Espiridião, Dr. Humbertinho da Paulina, Dr. Honorato, Professor Felipe Marinho, o atual prefeito Luiz Cavani, entre outras lideranças de nossa cidade. Era gente de peso da política de Itapeva.

A intenção era eleger um prefeito daquele grupo e depois de muita conversa, formaram a chapa: Humbertinho da Paulina para prefeito e Luiz Cavani para vice-prefeito. Ao final da reunião alguém lascou a famosa frase, segundo alguns, dita pelo Marinho, que à época era genro do saudoso prefeito Felipe Marinho: "Nóis junto elegemo até um poste pra prefeito". Estava formada a imbatível "frente por Itapeva".

De outro lado, o genro do Chimitão, Dr. Guilherme Brugnaro e seu fiel escudeiro, o Armandinho (não é o cantor), mas na época até que tinha pinta de galã, apenas com seu discurso, e inclusive trocou de vice na última hora de registrar a campanha. Sai Zé Lampião e entra Quico Mattos. E se formou a dupla do "pangarés-azarões" contra os "puro-sangue-vencedores".

Mas como se diz no jarjão popular, o Armandinho com seu jeitinho maroto foi comendo pelas beiradas e pimpa, virou o prefeito mais jovem de nossa cidade, sucedendo o Guilherme e deixando todas as lideranças chupando o dedo, alguns "mordendo a língua".

Estou contando essa historinha antiga para lembrar que dias atrás saiu uma publicação anonima num jornal anônimo (essa é boa!! -, pois parece que ninguém tem coragem de assinar o que faz) de nossa cidade numa matéria me chamando de "neo-paulinista" ou coisa assim, porque participei de uma programa de rádio e critiquei a falta de moradias para as pessas pobres de nossa cidade.

Sabendo da matéria, realmente é de dar risada, pois muita gente nessa cidade me conhece e sabe o que eu fiz pela atual administração, e mesmo depois de ter saído da administração, ainda me desfiliei do PT onde fui fundador há 25 anos atrás, me filiei no PV onde também está filiado meu amigo Dr. Ulisses, deixando uma história prá traz, nunca lutei para ser Secretário, fui candidato a vereador apenas para ajudar na campanha e fiz isso, ficando noites sem dormir.

Fui o "bombeiro" da campanha em várias ocasiões, criando as vezes inimizades momentâneas com algumas pessoas, sempre fui o maior defensor da atual administração, porém nunca abri mão e nunca vou abrir mão de falar a verdade a ninguém e não iria deixar de falar ao prefeito que ajudei a eleger, mesmo que isso me custasse algum dissabor. Todos me conhecem muito bem e sabem disso.

Agora, infelizmente parece que alguns politicos daqui de Itapeva preferem escutar as "besteiras" que lhes dizem os puxa-sacos de plantão e com certeza algo falaram no ouvido, o que lamento profundamente pois amizades são muito maiores do que uma disputa política.

Aliás, até agora não entendi como nosso prefeito, pessoa inteligente que é, não percebeu que o ponto da discórdia entre os filiados de certo partido que não querem somar com ele nessas eleiçoes é exatamente a mesma pessoa que agora está empurrando seus aliados para o lado oposto, classificando-os de "cavanistas ou paulinistas". Não está unindo ninguém, aliás pregando a discórdia desde o dia em que pensou que era "otoridade", tirando da cadeira quem estava mostrando serviço e bom serviço.

Para fazer política, meus amigos, é necessário muita paciência, muita conversa, muita calma, é saber ouvir, é abrir mão de muitas coisas, é engolir sapos e lagartos, enfim é unir as pessoas em torno de alguma idéia, algum projeto.

Para quem entende de esportes, para se fazer política por um grupo é o mesmo que valorizar o nome da frente da camisa, ou seja, o nome do time, do grupo e nunca o nome e número que está atrás da camisa, pois este é apenas o nome do jogador que hoje está nesse time e amanhã com certeza estará no outro time. Vale quanto pesa ou joga.

Aos amigos nunca se deve mentir, ao contrário, mesmo que a verdade doa, mas como diz a bíblia, "conhecereis a verdade e a verdade os libertará".

Mas infelizmente estamos vendo que a "disputa política" está tomando conta de tudo, chegando ao ponto de não poder falar com mais ninguém, ou seja, de um lado os "cavanistas" e de outro lado os "paulinistas" como está classificando o jornal.

Se quem escreve para referido jornal quer mesmo que seu chefe seja reeleito, não está sabendo fazer a coisa, aliás, está dividindo o eleitorado e as lideranças entre o "grupo a" e o "grupo b", e acho que está conseguindo fazer muito bem, pois está empurrando possíveis aliados para o colo do adversário.

Com amigos assim, ninguém precisa de inimigos.

Sugiro que se troque imediatamente o "marqueteiro" de plantão, porque senão, como diz o caipira, "ché" , não vai chegar a lugar nenhum e ainda vai passar dissabores, enquanto os hoje marqueteiros vão continuar alugando suas casas e prédios para a próxima administração.

Ou quem sabe disputar alguma Secretaria, quem sabe a de "esportes".

Eu conheço uma história parecida onde alguém tentou eleger uma prefeita e como não conseguiu, virou Secretário de quem foi eleito.

Ou de outro que no aniversário de alguém, em vez de cantar parabéns, pediu a palavra e falou tanto mal do prefeito que ruborizou os convidados, e alguns meses depois também virou Secretário. Dizem as más línguas que existe uma fita gravada sobre isso e que será usada no momento oportuno, sei lá.

Afinal, são tantas histórias, eu prefiro ficar na minha, pois como diz o velho ditado: "dizem-me com quem andas e te direi quem és" ainda está valendo...

Um abraço. Por enquanto é só pessoal...

segunda-feira, 2 de junho de 2008

A Justiça é cega mas o juiz vê....

Sabemos que o Precatório é uma ordem judicial para pagamentos de débitos e que inclusive o executado terá que, ao recebê-lo, fazer constar do orçamento anual do Município ou do Estado ou mesmo da União para pagamento. Cabe aos vereadores e ao Tribunal de Contas fiscalizar se estão sendo pagos os precatórios, porém, entendo que uma vez sendo o precatório "uma ordem judicial", deveria caber ao juizo "de ofício", isto é, sem qualquer provocação da parte interessada, também fiscalizar se os precatórios dos municípios estão sendo pagos.

Sabemos ainda que há o direito de requerer o seqüestro das verbas oriundas de precatórios, porém, é dificil ser deferido um pedido desses pelos nossos Tribunais, que agem, parece-me "pisando em ovos".

Temos ainda a figura da intervenção estadual, mas na prática, na verdade continua existindo a desobediência judicial pois os governadores não obedecem e nada é feito para sancioná-los. Voce já viu algum Governador perder o cargo por não cumprir uma decisão judicial.
Tenho certeza de que já viu muitos brasileiros trabalhadores e pobres serem presos por não poder pagar "Pensão Alimentícia".
E o que é um precatório trabalhista senão a tentativa de recebimento de verbas alimentares.
Quem deixa de pagar pensão é preso porém quem não paga os salários do trabalhador ganhos na justiça e mandados pagar por ordem judicial, parece que nada acontece.

Ocorre porém que, cf. diz o artigo 1º, inciso XIV do Decreto-Lei 201, de 27/02/67, constitui crime a “desobediência judicial”, o não cumprimento de uma ordem judicial e o que é um precatório senão uma ordem judicial.
Diz o artigo e inciso:

“Artigo 1º - São crimes de responsabilidades do Prefeito Municipal, sujeitos ao julgamento pelo Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores:
...................................................................................

XIV – Negar execução a lei federal, estadual ou municipal, ou deixar de cumprir ordem judicial, sem dar o motivo da recusa ou da impossibilidade, por escrito, à autoridade competente.”
(grifo nosso)

Assim, entendo que, com base no Decreto-Lei 201, de 27 de fevereiro de 1.967, tendo em vista que todas as alternativas para recebimento de referido crédito já terem sido utilizadas, deve-se utilizar desse remédio jurídico para requerer que seja oficiada a Promotoria de Justiça da comarca, com cópias de todos os procedimentos de tentativas de recebimento por parte da justiça para que se instaure o competente inquérito policial e se apure o crime de desobediencia judicial. Aliás já comprovado pela inadimplencia do Município ou do Estado.

A sanção para esse crime é a perda do cargo de prefeito ou do governador e inabilitação para exercício de cargo ou função pública cf. determina a lei, além de pena privativa de liberdade.

Assim entendo que a justiça estará sendo feita pois são inúmeros os precatórios, ou ordem de pagamentos oriundos de nossa justiça e que a maioria dos prefeitos fazem vista grossa.
Ou a lei não é para ser cumprida?
Para voce refletir... e se for advogado começar a peticionar pedindo providencias ao juiz e é claro, à Câmara Municipal de sua cidade, afinal, todos são iguais perante a lei como manda nossa Carta Magna.
A dica está dada,boa sorte...
Por enquanto é só pessoal...

FAMÍLIA CARVALHO

FAMÍLIA CARVALHO
Adriano/Conceição e os netos