terça-feira, 27 de janeiro de 2009

TRANSPARÊNCIA JÁ...

Aos 14 anos de idade comecei a trabalhar como tipógrafo na Tipografia "O Meridional" do meu amigo Padeiro e compunha para o jornal "Folha do Sul". Compor era juntar os tipos, um por um para se formar as palavras, e tudo ao contrário. Isso me fez pegar o gosto pela escrita, além do que tive ótimos professores de Portugues, o Geraldo Tadeu, o Raquebe Hussne, o Eurico Santana, enfim,verdadeiros mestres. Depois nasceram em Itapeva, o Tribuna Sul Paulista, do Jandir Gonzaga, o Itapeva News do Carlos Flávio, o Sudoeste, do Zé Roberto (neto do Padeiro), o Repórter, onde fui redator, e agora, Gazeta Notícias do Jé e o Ita News do Kiko Carli. Essa é a história mais recente do jornalismo de nossa cidade. Ah, a Folha do Sul hoje é dirigida pelo David Kaseker. Durante o periodo em que fui tipógrafo não cheguei a ver na imprensa local quaisquer denúncias de desvios de verbas. Veio depois a CEI da Promoção Social, a CEI do FUNDEF, outras tentativas de criar CEIs porém não houve tanta repercussão como a denuncia que estamos vendo hoje, onde empresários e Secretários se associaram para desviar verbas públicas, e infelizmente, pelo que se sabe para usar em campanhas políticas. Confesso que me decepcionei com a notícia.

O Ita News fez seu papel certinho, como jornal independente que é, relatou as denúncias feitas pelo Zé Bueno, e o importante, sem dar sua opinião, deixando para aqueles que cabem investigar, que o façam. Pelo que sei até agora, parece-nos que a Câmara vai tomar uma posição, e esse é o papel dela, cuidar do dinheiro público.

Tudo isso não seria necessário se a nossa Câmara usasse de suas prerrogativas e mes a mes analisasse os balancetes da Prefeitura, buscando "in loco" informações que pudessem corroborar com os números do balancete, ou aprovasse projeto de lei criando o PORTAL TRANSPARENCIA para Itapeva, onde, tanto Câmara quanto a Prefeitura fossem obrigadas a colocar diariamente o caixa de entrada e saída das verbas, bem como, é claro, onde as mesmas são aplicadas.

Na Justiça hoje, basta clicar e veremos na internet andamento de processos que tiveram entrada no mesmo dia, inclusive com despachos do Juiz. A atualização é simples e imediata, não há segredo para aqueles que sabem lidar com a informática.

Certa vez, escrevi um artigo em jornal local com o título: "A JUSTIÇA É CEGA, MAS O JUIZ VÊ ", onde afirmava que se Rui Barbosa chegasse num de nossos Cartórios locais iria se familiarizar com os processos amarelicidos jogados nas cadeiras e nos cantos, pois a justiça caminhava como uma tartaruga. Fui processado por Juizes e Promotores da época junto a OAB, porém a Comissão de Prerrogativas da OAB me absolveu, elogiando-me pela coragem. Daí em diante tudo mudou e hoje, apesar da demora, tivemos grandes avanços.

Hoje, depois do acontecido, vemos que a necessidade de um PORTAL DA TRANSPARÊNCIA é mais do que urgente, para que a moralidade volte a reinar nessa terra de Furquim, afinal, trata-se de impostos pagos com o suor do trabalhador. E o pior ainda é que trata-se de verba da saúde, quem sabe até verba carimbada do Governo Federal, onde, se não esclarecido o caso, pode comprometer a cidade com repasses de outras verbas e o CADIN pode voltar e daí fica difícil limpar o nome da cidade outra vez.

Ainda HÁ MUITAS LUTAS POR LUTAR... e uma delas é a criação do PORTAL DA TRANSPARENCIA URGENTE.....




FAMÍLIA CARVALHO

FAMÍLIA CARVALHO
Adriano/Conceição e os netos