quarta-feira, 15 de outubro de 2008

VIVA A DEMOCRACIA...


"As opiniões discordantes servem para demonstrar que a verdade existe ; Deus sabe onde." - William Cowper
Nosso prefeito foi reeleito. E agora? Bola prá frente que atrás vem gente. Não é esse o ditado?
Foram quase 75% dos votos válidos, ou seja, 35.000 votos, o que aumenta a responsabilidade de administrar bem a nossa cidade. Esperamos que nesse segundo mandato, haja planejamento para um crescimento de nossa cidade e acho que vai haver pois o Cavani tem pretensões maiores, talves Deputado Federal ou Senador, quem sabe, carisma o homem mostrou que tem, apesar de não ter adversário nesse última campanha, mas isso não lhe tira nenhum mérito, pois como se diz o jarjão popular "quem não tem competência, não se estabelece". Sua adversária, trocou de vice duas vezes e renunciou (?) duas vezes, ou seja, como disse o Tião Loureiro em seu blog, "fez a campanha mais cheia de esquisitisse" até hoje vista em nossa cidade.
O PT com Dr. Arnaldo deu um grande salto de qualidade e não deixou a peteca cair, afinal, o PT desde sua fundação nunca deixou de apresentar candidato a prefeito ou vice. Com Geraldo prefeito teve 10% e agora com Arnaldo teve 11%. É claro que com Luiz Cavani não dá para contar pois como ele mesmo dizia, a petezada em nada ajudou sua campanha, foi apenas uma cessão gratuita de sigla, vamos pensar que foi um "comodato" que já venceu, pois chorar o leite derramado em nada vai mudar a situação.
Aliás, em nossa região, só o Cavani, O Vartão de Itaberá e o Gonzaga de Itapirapuã conseguiram se reeleger pois Buri, Capão Bonito, Ribeirão Branco, Itararé, Apiaí, Guapiara, Bom Sucesso, enfim dessas que a gente conhece, o povo resolveu trocar tudo, o que mostra que de "feijão com arroz" todo mundo tá enjoado. Bom para a Democracia.
Aumentou também a responsabilidade de nossa Câmara de Vereadores, agora com Áurea, Comeron, Margarido, a dupla Eliel e Oziel, Junior Guari, Tarzã, Marmo, Paulino De La Rua e o Nei. Na verdade, se analisarmos, mudou 50% pois o Nei era suplente do Peixe e agora foi eleito na primeira levada.
Sabemos que cabe a Câmara não somente fiscalizar os atos do executivo mas apresentar projetos consistentes que mudem a cara do município. Temos uma Lei Orgânica que já está meio ultrapassada e tá na hora de discutí-la e melhorá-la. Que tal inserirmos na LDO a obrigatoriedade do orçamento participativo? Voltarmos a fazer as sessões itinerantes como fazia o presidente Paulo Saponga, voltarmos a buscar a participação popular?
Palpiteiros vão ter de montes, com certeza, mas isso é a democracia. Temos que ousar.
Que tal lutarmos para que aumente o número de cadeiras na Câmara, buscar apoio entre os Deputados Federais para que votem com urgência a Reforma Politica que está engavetada no Congresso. Afinal, ficaram de fora gente como o Paulo Saponga, o Flauzino Neto, o Jorge de Freitas, o Lampião, Dr. Neto, Julinho, Ataíde, Toni do Cofesa, além de outros que viriam fazer o debate ficar mais acalorado. Isso não quer dizer que concordo com as opiniões de todos os candidatos, mas defendo a democracia e esses candidatos foram muito bem votados, o que significa que o povo os queria na Câmara.
Outro assunto que merece um debate profundo é o grande número de cargos de confiança que tem o prefeito de nossa cidade. Não bastaria os cargos de Secretários e Diretores?
Vai chegar a hora de colocarmos a mão na consciência, senhores novos vereadores, afinal, é nosso rico dinheirinho que paga salários e sabemos que uma das moedas de troca do prefeito sempre foi nomear esse ou aquele para um cargo para satisfazer as exigências solicitadas. Essa moeda de troca tem que acabar, afinal, temos que agir como profissionais, chega de amadorismo em nossa cidade. Fazer asfalto, praças, comprar carros novos, equipar a Guarda Municipal, dar segurança a população, pagar os salários em dia, enfim, são coisas corriqueiras que qualquer um faria, basta ser eleito prefeito. Temos que ousar, criar empregos, trazer empresas para nossa cidade, fazer funcionar a Secretaria de Planejamento, criar uma Secretaria de Desenvolvimento, eliminar as "goteiras" e haja goteiras, buscar parcerias.
Parabéns Luiz Cavani, parabéns Áurea, Comeron, Junior Guari, Eliel, Oziel, Tarzã, Marmo, Margarido, Nei, Paulo De La Rua, e a todos aqueles que fizeram a democracia em nossa cidade, não esquecendo nunca senhores vereadores daqueles que muitos costumam chamar de "laranjas" mas que eu os chamo de "companheiros" pois um único voto deles contribuiu para que elegesse alguém.
Bola pra frente, feliz administração, feliz gestão pra todos. E nós continuaremos aqui de plantão em nosso blog, como diz o poeta, "...dando milhos aos pombos...."

FAMÍLIA CARVALHO

FAMÍLIA CARVALHO
Adriano/Conceição e os netos