sexta-feira, 17 de outubro de 2008
CANDIDATOS FAZ-DE-CONTA OU CABOS ELEITORAIS DE LUXO...QUEM PAGA A CONTA ???????
O Estatuto do PT trazia desde sua fundação um artigo onde dizia que o mandato eletivo é do partido e com essa premissa, o Diretório Nacional daquele partido expulsou de seus quadros uma Senadora da República e vários Deputados Federais. Hoje esse artigo virou "coisa julgada" pois o STF, fazendo o papel dos nossos Congressistas, através de um julgamento., sentenciou que o mandato é do partido e não do eleito. Ou seja, qualquer político que sair de seu partido perde o mandato para seu suplente. Mas e daí? É claro que numa terra de brilhantes juristas, sempre vai haver um jeitinho de postergar esse julgamento, quem sabe até terminar o mandato do infiel, afinal, nossa legislação só ainda nâo criou recurso para evitar a morte. Mas o assunto que quero tratar aqui é de nossa política provinciana, e na última eleição tivemos reeleitos 50% de nossa Câmara Municipal e 50% de novos eleitos, ou seja, o povo trocou seis por meia dúzia. Tudo como era antes,...Analisando a perfomance dos nossos partidos, fico a pensar: será que vale a pena ter tantos partidos como são os que hoje existem. A lista é enorme e se verificarmos poderemos ver que muitos funcionaram como partidos de aluguel, alguns tiveram em sua totalidade - pasmem, apenas 33 (trinta e tres votos).
É o caso do PSDC onde de 12 (dez) candidatos, o mais votado teve 10 (dez) votos e a grande maioria teve zero votos. Mais o curioso de tudo isso é que todos são funcionários públicos e foram afastados para fazer campanha. Ora, se se afastaram para fazer campanha, ganharam salários (aliás, fomos nós que pagamos seus salários) e nem eles votaram, tiveram 0 (zero) votos, imaginem se não foram cabos eleitorais de algum candidato eleito. São esses os candidatos de referido partido: JOSE AFONSO (10 votos), FABIO BARBOSA (8 votos), IDI VERISSIMO (8 votos), DIRCE OLIVEIRA (4 votos), WALTER BRISOLA (2 votos), LUCIANA GOMES (1 voto), ADRIANA RIBEIRO (zero votos), LEANDRO GALVÃO (zero votos), NEIDE REGINA (zero votos), ROSANA ALVES (zero votos), ROSANGELA POSTÃO (zero votos), ROZILDA CAMPOS (zero votos)
Seria muita pretensão achar que o Dr. Promotor Eleitoral insataurasse um Inquérito Civil Público para investigar isso mas bem que caberia, afinal, TEM ALGUÉM COLOCANDO o "nariz de palhaço" em todos nós, principalmente nos candidatos que suaram a camisa para tentar se eleger. Outra coisa que precisamos ver é se todos esses candidatos são concursados, ou seja, será que não tem funcionários temporários se intitulando como "servidores públicos" ? Aí tem maracutaia, como dizia o "sapo barbudo de lingua presa". Dr. Promotor de Justiça, Vossa Excelência como fiscal da lei pode e deve moralisar as eleições de nossa pacata província chamada Itapeva, afinal, são tantos acordos exdrúxulos que como dizia Rui Barbosa, "...dá vergonha de ser honesto". Enquanto isso não vem, nossa Câmara continua a ser a mesma d'antes, até quando? Na Bahia onde tínhamos o ACM e família que mandavam e desmandavam, o povo começou a acordar, a família ACM levou uma lavada nessas eleições enquanto aqui, alguns ACMs ainda continuam mandando e desmandando, até no prefeito reeleito e ele bem que foi avisado disso, depois que abre a porteira, chefe, passa boi, passa boiada, e o povo, ora o povo, passa a ser apenas um detalhe....Não digam que não avisei!!!!!