segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Quanto custa um partido político em Itapeva?

Depende da época, hoje custa caro, estamos em época de eleição. Meu amigo Takeyiuti escreveu um brilhante artigo em seu blog falando sobre os "donos do poder" em nossa cidade, porém deixou de falar sobre o valor dos partidos politicos, tema que quero comentar hoje. Temos hoje em nossa cidade DEM, PMDB, PT e PSDB, praticamente os maiores partidos em termos de filiação. Será? Voce sabia que o DEM de São Paulo que tem o prefeito tem menos filiados do que um partido nanico, desses tipo PRONA. Voces sabem quantos filiados tem esses partidos citados acima? Duvido que dê mais do que cinco mil filiados. E olha que temos 90 mil habitantes, ou 60 mil eleitores, o que nos leva a crer que menos do que 10% dos eleitores ou menos do que 5% dos habitantes se interessam por politica partidária. Foi-se o tempo em que a ARENA e o MDB reuniam mais de cinco mil filiados cada um e faziam grandes churrascos para decidir suas convenções. Foi-se o tempo em que todos gostavam de discutir politica e se fazia politica até nas disputas sindicais ou pela diretoria da Cotrisul, quem não se lembra disso.
Infelizmente hoje vemos que alguns partidos chamados grandes tem seus "adendos", pequenos partidos onde se coloca o primo ou a própria esposa como presidente para manter a agremiação nas mãos. E o que fazem os dirigentes estaduais ou nacionais? Vistas grossas? É claro que não, eles sabem que terão lucros com isso. Ter um partido na mão hoje é um grande lucro pois na hora das eleições, negocia-se a coligação. O apoio é muito importante hoje, pois quem tem deputado federal tem horário gratuito maior no rádio e na televisão e aí vem a negociata.
Pois bem só para se ter uma idéia, a coligação do atual prefeito que conta com alguns partidos tem 11 minutos e 48 segundos de programa de rádio, a segunda coligação do DEM e outros partidos tem 11 minutos e 5 segundos e a terceira coligação, do PT e o PC do B tem 7 minutos e 7 segundos que somados dão 30 minutos de programa de rádio. E isso de graça, pelo menos para os partidos né. Imaginem quanto custaria esses 30 minutos em uma estação de rádio. Agora, imaginem quanto custaria 30 minutos de horário nobre em um canal de TV, onde todos estão atentos para ouvir o candidato.
Se acaso ocorrer renúncia de um desses candidatos e não houver a troca por outro candidato, o tempo de rádio será rateado entre os dois que sobrarem, aumentando tanto de um como de outro. Voces já imaginaram quanta coisa dá para falar?
Assim é que se costuma chamar certos partidos de aluguel, ou seja, na hora da campanha se aluga ao candidato que pagar mais pelo passe e até se lança candidato a vereador para colaborar com a campanha. Assim dá para entender o porque do "laranjal" aumentar sempre, muitos sabem que são laranjas, mas e daí, quantos cargos existem numa Câmara para ser preenchido pelos vereadores eleitos? Quantos candidatos estão na disputa apenas para se afastar do serviço público e continuar ganhando seu salário? Tem família aqui em Itapeva que o marido é candidato de um lado e a esposa é candidata do outro lado e nenhum faz campanha pra valer pois o que vale é continuar ganhando do estado ou do município, não importa, é o povo quem paga.
Em nome da democracia vou votar mas bem que dá vontade de dar uma banana pra todos os candidatos.
Há de chegar um tempo em que o voto não será obrigatório e aí que eu quero ver os verdadeiros idealistas, e o povo dando uma banana pros até então donos do poder...
Por enquanto é só pessoal...

Nenhum comentário:

FAMÍLIA CARVALHO

FAMÍLIA CARVALHO
Adriano/Conceição e os netos