homens, e não suas muralhas e seus
navios”. (Tucídedes, 460-399 a.C.)
Na campanha política passada muito se falou em cuidar da qualidade de vida do povo. Dizia então o candidato a prefeito Luiz Cavani que: “Sou engenheiro Civil por formação, mas em meu governo não será de grandes obras faraônicas e sim da busca de qualidade de vida do povo”.
Muita coisa mudou em nossa cidade, porém, nosso prefeito sempre dizia que em vez de queimar “rojão” mostrando seus feitos, preferia gastar o dinheiro com o povo, razão pela qual existem algumas obras que não aparecem como deveriam.
Lembro-me quando morava na Vila Aparecida e tinha que passar pelo córrego do aranha para ir almoçar. Confesso que perdia a fome só de ver e sentir o cheiro daquele esgoto a céu aberto ali existente. Quem passa por ali agora pode sentir um novo cheiro no ar, se bem que ainda um pouco poluído, mas já mudou muito.
Agora, é hora de pegar firme no prolongamento das obras, passando pela ponte da rua São Pedro e descendo até o Pilão D’água, eliminando de vez aquele esgoto ali existente. Sabemos que sempre as obras ficam a cargo do município mas pensando bem, ficamos a questionar sobre o que a SABESP faz em nossa cidade.
Ora, pagamos todo mês em nossas contas um tratamento de esgoto e o que é o tratamento de esgoto senão a limpeza também desses córregos. Ou será que somente pagamos para usar os encanamentos da SABESP para levar nossos esgotos até a estação de tratamento?
Sabemos que existem muitas casas de veraneio junto a nossa represa do Pilão D’Água que destinam seus esgotos domésticos na represa. Pra que serve essa represa senão para nos fornecer água potável e aí, muito embora a água seja tratada, ficamos a imaginar se essa água é mesmo potável, se podemos beber ou não.
Há muito tempo atrás escrevi em muitas lutas por lutar, ainda na Folha do Sul, artigo questionando sobre esses esgotos jogados em nossa represa. Não obtive resposta alguma da SABESP, somente alguns telefonemas mandando-me calar a boca.
Hoje, já se passaram alguns anos e novamente volto a tona, pois só de ver o Pilão D’Água de hoje e o de ontem dá tristeza em qualquer cidadão.
Não estou pedindo nenhuma sanção ainda, mas uma ação por parte de nossos governantes junto a SABESP, afinal, a concessão dos serviços não é de graça, há muito dinheiro envolvido e o mínimo que se pode fazer é mostrar serviço.
Aliás, nosso pais está cheio de órgãos de defesa do meio ambiente com seus técnicos atrás das mesas carimbando papeladas e uma fiscalização somente é feita por esses órgãos quando aparece na telinha de algum canal de TV ou coisa parecida.
Sabesp, Ibama, Ministério Público, Cetesb, ANA - Agência Nacional da Água, Prefeito, Câmara Municipal, Planeta Terra, Bispo, Padres, Pastores, homens de boa vontade, enfim, alguém nos ouça, o PILÃO D’ÁGUA está morrendo....e os esgotos a céu aberto continuam... É hora de dar mais qualidade de vida ao povo....
Nenhum comentário:
Postar um comentário