quinta-feira, 24 de abril de 2008

Eleitor Pidão


O TICÃO é uma pessoa folclórica na cidade, morava na Vila Aparecida e apesar da pouca idade, um rapagão de uns trinta e poucos anos de idade, magro, não esquelético, mas magro, de estatura mediana, moreno, puxando mais pra negro do que pra branco. Seus cabelos, encaracolados, quase carapinhas, vivia contando piadas. Sabia todo tipo de piadas, era só pedir e logo Ticão lascava uma boa que fazia todo mundo cair na gargalhada. Era só gente com a mão na barriga de tanto rir. Conta-se que esse fato é realmente acontecido na cidade de Itapeva. Lá na Vila Gomes, loteamento feito pelo saudoso Arlindo Gomes, hoje chamada Vila Aparecida, onde hoje está aquele esqueleto de construção que antes abrigou o Centro Comunitário da Vila, palco de grandes bailes organizados pela SAVA – Sociedade Amigos da Vila Aparecida. Bem, apareceram vários candidatos a vereadores e um deles, de “muleta” devido a problemas causados na pequena idade, pregava a todos que a paralisia infantil deveria se combatida a qualquer custo, as mães deveriam levar seus filhos ao Posto de Saúde para a vacinação, enfim, pregava a favor da saúde do povo. Sem “santinho” algum (aquele retrato com nome e número do candidato). Só atacava de conversa, tentando convencer os eleitores. De repente é abordado por um eleitor, e quem é ele, senão o Ticão que chegou na intenção de faturar qualquer coisa do candidato.
- Ô cara, cê é o .....?
- Sim, sou eu mesmo.
- Me dá um trocado aí, cara...
- Não tenho, saí de casa apenas com o dinheiro da condução.
- Tem uma camiseta aí, pode sê da campanha.
- Não, eu não tenho nenhum material de campanha.
- Um vale gás ou vale transporte, quarqué coisa serve...
- Sou pobre, meu, dou duro o dia inteiro e ainda arrumo um tempinho para vir fazer campanha.
- Pô, cara, então me dá um cigarro..
- Não fumo cara...
O candidato já estava ficando irritado, explicando que somente estava fazendo campanha por ideologia e ai Ticão laçou a última:
- Ô cara, ce num tem nada a oferecê prá nóis, mas o que é isso aí que cê ta segurano.
- Ora, é uma muleta, eu tenho problemas de saúde.
Querendo levar vantagem a qualquer custo, Ticão então fez seu último pedido:
- Õ cara, antão deixa eu dá uma “vortinha” nisso aí então.....
Lucy Martinelli

Nenhum comentário:

FAMÍLIA CARVALHO

FAMÍLIA CARVALHO
Adriano/Conceição e os netos